Ícone do site RasDesenv

12 técnicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu site

Uma vez que você tenha entendido o que é SEO, é possível que você esteja procurando algumas técnicas mais avançadas para aumentar ainda mais o tráfego orgânico do seu site.

Quando lançamos um novo site, há uma série de princípios básicos r boas práticas que precisamos levar em consideração, como:

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Otimização de title tags e meta tags;
  • Criação de conteúdo otimizado.

Mas o que fazer depois disso?

Neste post, vamos conhecer 12 técnicas de SEO que podem ajudar você a impulsionar o desempenho do seu site e ver o que você deve fazer para implementá-las. Acompanhe!

12 técnicas de SEO para você usar em 2022

Durante este guia, você não encontrará apenas técnicas de SEO On-Page, mas também Off-Page.

Ao trabalhar em algumas dessas melhores práticas de SEO no seu site, você conseguirá aumenta sua visibilidade e atrair mais tráfego.

Vamos a elas:

1. Encontre as páginas de melhor desempenho de seus concorrentes

Quanto mais você souber sobre a estratégia de SEO de seus concorrentes, melhor será o desempenho do seu próprio site.

Quando você se dedica a descobrir o que está funcionando nos sites que concorrem com o eu nas SERPS, fica mais fácil fazer análises e entender quais abordagens funcionam e por que estão dando certo, antes de usar esses insights na sua própria estratégia.

Para começar, é importante encontrar as páginas de melhor desempenho dos seus concorrentes para que você entenda de onde vem o tráfego orgânico. Analisar as principais páginas de rivais ajuda a obter insigths como:

Para encontrar essas páginas, você pode usar a ferramenta Pesquisa orgânica, da Semrush. Basta inserir a URL de um de seus rivais.

Nela, você terá acesso ao tráfego orgânico estimado do site e uma visão geral do seu desempenho. Mas também é possível se aprofundar

Clique na aba ‘Páginas’ e ordene as páginas por tráfego para ver quais têm melhor desempenho orgânico dentro do domínio do seu concorrente.

Esta é uma maneira simples de descobrir as páginas que estão direcionando mais tráfego para sites rivais. É preciso, porém, descobrir por que essas elas funcionam e como você pode desenvolver uma estratégia que “roube” parte desse tráfego.

Ou seja, em vez de começar com a pesquisa de palavras-chave, você pode fazer tomar esse atalho para tirar ideias a partir da atividade dos seus concorrentes.

Isso ajuda você a determinar em quais áreas concentrar seus esforços, em vez de focar em palavras-chave específicas. Este exercício também pode ajudar a encontrar outros sites que concorram com o seu, que você talvez sequer considerava.

Na aba ‘Concorrentes’, você verá uma lista de domínios rivais, bem como informações sobre o número de palavras-chave que vocês têm em comum e o tráfego estimado

Você pode analisar esses domínios individualmente usando a ferramenta para ter mais detalhes sobre as páginas que apresentam o melhor desempenho em seu setor.

Quando se trata de criar uma estratégia de conteúdo, normalmente temos dois foco principais:

  • Otimização de conteúdos que já existem;
  • Criação de novos materiais.

Embora otimizar conteúdos que você já produziu geralmente seja o ponto de partida mais eficiente (afinal, é mais fácil conquistar melhores resultados com um conteúdo que já está indexado), a maioria dos sites eventualmente chegará em um ponto em que terá otimizado todos os seus materiais.

Nesse ponto, seus esforços devem se voltar para a criação de novos conteúdos. Mas um dos maiores erros que os profissionais de SEO cometem é fazer isso sem estratégia.

Você precisa criar conteúdo com um propósito claro e deve ser capaz de justificar por que esse material está sendo produzido. Isso implica em planejar cuidadosamente uma estratégia para a criação de novos conteúdos.

Uma das maneiras mais eficazes para orientar seu plano de conteúdo é realizar uma análise de lacunas de palavras-chave. Com isso, você conseguirá identificar os termos para as quais seus concorrentes classificam, mas você não.

A partir daí, você pode criar conteúdo em torno dessas palavras-chave para preencher a lacuna e aproveitar a oportunidade.

E para fazer com mais rapidez e eficiência, acesse a ferramenta Lacunas nas palavras-chave, da Semrush, e insira seu próprio domínio junto ao de até quatro concorrentes. Certifique-se de que a opção ‘Palavras-chave orgânicas’ esteja selecionado.

Clique em ‘Comparar’ e para uma visão geral e detalhada das oportunidades de palavras-chave.

Veja que há algumas opções de filtros na parte superior lista de palavras-chave. Eles são úteis para encontrar lacunas de palavras-chave em conjunto com os títulos da tabela.

A aba ‘Ausentes’ permite que você veja as palavras-chave para as quais todos os seus concorrentes classificam, mas que você não. Por sua vez, ‘Não exploradas’ mostra os termos para os quais pelo menos um dos outros classifica.

Recomendamos ordenar por ‘Volume’ ou ‘KD%’ (dificuldade da palavra-chave), dependendo se seu site tem autoridade suficiente para competir em pesquisas de alto volume. Um site novo, por exemplo, talvez seja melhor segmentar termos de pesquisa com KD% mais baixo.

Você pode usar essas lacunas de palavras-chave para embasar sua estratégia de conteúdo e criar materiais com os termos que concorrentes já estão classificando, mas que você ainda não explora.

Um dos maiores desafios que os profissionais de SEO enfrentam é como ganhar backlinks de autoridade em grande escala.

Os backlinks são um dos principais fatores de classificação do Google e, embora existam muitas estratégias de link building que podem ser utilizadas para ganhar links relevantes para o seu site, o fato é que muitas dessas táticas são difíceis de escalar de forma eficaz.

As diretrizes do Google sobre esquemas de links afirmam:

A melhor forma de fazer com que outros sites criem links relevantes para sua página é desenvolver conteúdo exclusivo e interessante para conquistar popularidade na Internet de maneira natural. Criar um bom conteúdo compensa: os links normalmente são votos editoriais selecionados. Quanto mais útil for seu conteúdo, maiores serão as chances de ele ser considerado importante e redirecionado com um link para outros leitores.

E uma tática que pode ajudar a ganhar links editoriais é ter um time/profissional de relações públicas (RP digital). 

Esse processo envolve criar e promover materiais que jornalistas e editores gostariam de usar nos seus conteúdos, criando, assim, um link para o seu site. Exemplos:

  • Infográficos;
  • Estudos;
  • Ferramentas;
  • Falas de especialistas.

O RP digital não se trata de promover conteúdos com um release de imprensa. Na verdade, seu foco é promover materiais pelos quais outros sites e veículos de comunicação possam se interessar por meio uma estratégia de outreach.

O trabalhado de relações públicas traz benefícios como:

  • Direcionar tráfego de referência;
  • Gerar engajamento social;
  • Aumentar brand awareness;
  • Expor a marca para pessoas que consomem esses conteúdos online;
  • Gerar mais vendas.

Acesse este guia para aprender mais sobre RP digital.

O CTR é usado como um fator de classificação e deve ser otimizado. Alguns elementos podem afetar a taxa de cliques do seu site, entre eles:

  • Title tag;
  • Metadescrição.

Mas como você sabe qual title tag ou metadescrição gerará uma CTR mais alta? Testando!

Embora você possa fazer isso por meio de testes e medição de resultados, pode levar muito tempo. Se você não quiser esperar muito pelos resultados, pode aproveitar o PPC para testá-las.

Mesmo se você não estiver executando uma campanha PPC, vale a pena reservar um orçamento e configurar anúncios para um conjunto de páginas para testar diferentes títulos e metadescrições.

Vale notar que, nos anúncios, as title tags iguais e metadescrições são estruturados de maneira diferente, mas, mesmo assim, você obterá dados valiosos sobre palavras-chave e títulos, por exemplo.

Certifique-se de configurar corretamente seu teste para determinar com precisão o que está tendo o maior impacto na CTR.

  1. Para definir a melhor title tag, teste pelo menos três títulos diferentes, mas mantenha a descrição igual para cada um.
  2. Para determinar a melhor metadescrição, teste pelo menos três, mas mantenha o título igual para cada uma delas.

A partir desses testes, você pode reescrever suas title tags e metadescrições usando os dados de desempenho para melhorar sua CTR orgânica.

5. Otimize seu conteúdo para o recurso ‘As pessoas também perguntam’ do Google

As SERPs vão muito além dos links que antes ocupavam toda a primeira página do Google, e os profissionais de SEO precisam ajustar suas técnicas e estratégias para aproveitar o maior número possível de recursos da SERP.

Um desses recursos é o quadro ‘As pessoas também perguntam’:

De acordo com Semrush Sensor, a porcentagem média de SERPs com ‘As pessoas também perguntam’ cresceu para cerca de 40-42%, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis.

E há uma série de razões pelas quais você deve prestar atenção a esse recurso, incluindo:

  • Seu site pode classificar duas vezes na primeira página: um resultado no quadro ‘As pessoas também perguntam’ e um link na SERP – isso não acontece com os featured snippets.
  • Seu site aparece com destaque no topo das SERPs como resposta às perguntas. Mais de 75% das vezes, as perguntas aparecem nos três principais resultados.
  • Eles podem ser acionados como refinamentos de pesquisa para as perguntas que o Google tem dificuldade em interpretar.

Muitos profissionais de marketing não dão a devida atenção ao recursos ‘As pessoas também perguntam’. Isso significa que essa é uma ótima oportunidade para obter uma vantagem competitiva.

Para saber como aproveitá-la, sugerimos ler nosso estudo sobre como maximizar as oportunidades de SEO com o recurso ‘As pessoas também perguntam’.

As principais estratégias para conquistar um espaço nesse recurso são:

  • Use a ferramenta Monitoramento de posição, da Semrush, para descobrir quais palavras-chave que você utiliza têm SERP features. Filtre por ‘People also ask’ para entender melhor essas oportunidades.
  • Encontre oportunidades perdidas usando a ferramenta Pesquisa orgânica para ver as pesquisas para as quais você já classifica, mas que não têm resultados no quadro ‘As pessoas também perguntam’.
  • Utilize a ferramenta de Visão geral de palavras-chave para obter ideias para criar conteúdos especificamente direcionados às perguntas.
  • Use o SEO Writing Assistant, da Semrush, para garantir que o texto da página aborde pesquisas realmente feitas pelos usuarios.

Vimos como pode ser difícil conseguir backlinks de qualidade, mas uma ótima tática que você pode usar é uma espécie de variação da estratégia de link building de links quebrados.

Essa tática se baseia em encontrar links quebrados em outros sites, criar conteúdos que se relacionem àqueles que não existem mais e tentar promovê-los para os administradores dos sites onde os links perdidos estavam.

No entanto, podemos usar essa mesma ideia para obter um outra vantagem: encontrar os links que apontam para páginas 404 nos sites de seus concorrentes.

Na ferramenta Análise de backlinks, da Semrush, insira o domínio do seu concorrente, clique na aba ‘Páginas indexadas’ e marque a caixa ‘Páginas quebradas’.

As páginas que retornam um erro 4XX não recebem PageRank através dos links que apontam para elas.

Ordene a lista por ‘Domínios’ para ver o número de domínios de referência que possuem links para uma página específica. Recomendamos iniciar com essa métrica, pois domínios de referência exclusivos são uma das melhores medidas de sucesso quando falamos de link building.

Abra um dos links da lista para confirmar que a página esta fora do ar.

Ao clicar em um dos links, você terá acesso a informações específicas sobre essa URL. Clique na guia ‘Backlinks’ e selecione a opção ‘Follow’.

Esses sites são oportunidades para você entrar em contato e sugerir um conteúdo semelhante (talvez seja necessário criá-lo) para substituir o link quebrado.

Assim, você ajuda o site a corrigir algo que poderia comprometer a experiência do usuário ao mesmo tempo que ganha um backlink e constroi um relação que pode ser frutífera para ambos.

7. Use o conteúdo de suporte para mostrar sua expertise

O objetivo do Google é entregar o melhor resultado para as pesquisas feitas pelos usuários, e é por isso que é tão importante otimizar para temas, e não apenas para palavras-chave isoladas.

É preciso mostrar sua expertise para ter uma chance de classificação no topo das SERPs para suas principais palavras-chave. E, para isso, é necessário conhecer o conceito de conteúdo de suporte.

Já ouviu falar de topic clusters?

Basicamente, é o processo de criação de um grupo (cluster) de conteúdos detalhados sobre um assunto específico e que possuem links para uma pillar page. Essa estratégia também permite que você crie conteúdo otimizado para palavras-chave de cauda longa.

O conteúdo de suporte adiciona profundidade ao seu site e mostram ao Google (e aos usuários) que você é um especialista em seu campo de atuação. No entanto, vale lembrar que esse conteúdo nem sempre precisa ser criado com base na pesquisa de palavras-chave.

O conteúdo de suporte, por si só, pode não gerar milhares de acessos orgânicos, mas pode ajudar suas principais páginas a ter uma classificação mais alta e ganhar seu próprio tráfego por meio de outros canais. Além disso, pode ajudar o SEO do seu blog, se você fizer links internos de um post para o outro.

Você tem palavras-chave que estão ranqueando na página 2 dos resultados do Google? É muito importante tentar trazê-las para a primeira página, e isso pode ser feito por meio da inserção de uma estratégia de links internos.

A linkagem interna envolve tanto o PageRank (autoridade de link) quanto por sinais de relevância. Essa é uma técnica de SEO muito subutilizada, só que, em muitos casos, é o suficiente para classificar na primeira pagina.

Para aproveitar os links internos, você precisa encontrar oportunidades para melhorar essas classificações. Para isso, acesse a ferramenta Pesquisa orgânica, insira seu domínio e, em seguida, clique na aba ‘Posições’.

Na opção ‘Posições’, escolha ‘#11-20’. Isso mostrará uma lista de pesquisa que aparecem na página 2 do Google e que podem se beneficiar com mais links internos.

A ideia por trás dessa estratégia é passar autoridade de uma página para outra por meio dos links. Podemos usar a ferramenta Análise de backlinks para obter outros insights.

Clique na aba ‘Páginas Indexadas’ e ordene por domínios de referência. O objetivo é encontrar páginas relevantes que tenham links em outros sites.

Identifique as páginas do seu site com mais links e adicione links internos sempre que possível. Mas também não negligencie outras oportunidades.

Por exemplo: acesse o Google e faça uma pesquisa com “site:”, seguido pelo seu domínio e a palavra-chave que você deseja buscar.

O resultado serão as páginas que o Google considera mais relevantes para a pesquisa. Avalie cada uma e, se alguma delas não tiver links internos, certifique-se de adicionar um.

9. Otimize seus Core Web Vitals

Em 2021, o Google começou a dar mais ênfase à experiência da página como fator de classificação. Como resultado, o foco voltou-se para elementos de UX, como:

  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Navegação segura;
  • HTTPS.

Talvez a maior mudança, porém, tenha sido a introdução dos Core Web Vitals, que tornou-se um sinal de classificação em agosto de 2021.

Os Core Web Vitals são uma coleção de métricas relacionadas à velocidade, capacidade de resposta e estabilidade visual, definidas como:

  • Largest Contentful Paint (LCP): o tempo que leva para o conteúdo principal de uma página carregar. Idealmente, deve ser de 2,5 segundos ou mais rápido.
  • First Input Delay (FID): o tempo que leva para que alguém interaja com a página, devendo ser inferior a 100 milissegundos.
  • Cumulative Layout Shift (CLS): estabilidade visual da página, devendo ser menor que 0,1.

De acordo com o próprio Google:

As Core Web Vitals são o subconjunto de Web Vitals que se aplica a todas as páginas da web, que devem ser medidos por todos os proprietários de sites e são revisadas por todas as ferramentas do Google. Cada uma das Core Web Vitals representa uma faceta distinta da experiência do usuário, é mensurável em campo e reflete a experiência de mundo real de um resultado crítico centrado no usuário.

Você pode auditar o desempenho dos seus Core Web Vitals de forma rápida e fácil com a ferramenta Auditoria do Site, da Semrush, além de receber recomendações sobre como melhorá-los.

Muitas empresas são mencionadas em outros sites, mesmo que não esteja trabalhando ativamente uma estratégia de relações públicas. Infelizmente, porém, nem toda menção à sua marca em outros veículos tem um link para o seu site.

Embora a menção por si só já seja um ganho do ponto de vista de RP, os profissionais de SEO entendem a importâncias dos links colocados editorialmente para classificar melhor a página.

Nesse sentido, é possível transformar menções à marca em links; você precisa, para isso, trabalhar para convencer o administrador do site que a publicou que colocar um link no conteúdo agregará valor (para ambos).

Você pode encontrar menções à sua marca usando a ferramenta Brand Monitoring, da Semrush.

Configure seu domínio para ter acesso a todas as menções online. Em seguida, selecione a opção ‘Sem link’ para mostrar apenas os sites em que você pode aproveitar a oportunidade para conseguir um novo backlink.

Você pode adicionar esses links diretamente à ferramenta Link Building Tool, da Semrush, onde você pode fazer enviar e-mails para os administradores do site e monitorar o progresso.

11. Otimize para pesquisa de imagens

Se você ainda não otimiza seu site para busca de imagens, certamente está perdendo ótimas oportunidades para atrair tráfego de uma fonte que muitos seus concorrentes sequer consideram.

Se você otimizar adequadamente as imagens do seu site, terá boas chances de conseguir uma classificação de destaque nas SERPs do Google Imagens.

Mas por onde começar?

Em primeiro lugar, engana-se quem pensa que o SEO para imagens se resume apenas marcá-las com alt tags. Pelo contrário: existem inúmeros elementos que você precisa considerar, entre eles:

  • Colocar alt tags;
  • Renomear o arquivo;
  • Redimensionar a imagem;
  • Reduzir o tamanho do arquivo;
  • Criar o sitemap da imagem;
  • Hospedá-las em um CDN (redes de entrega de conteúdo).

Embora otimizar imagens antigas do seu site possa consumir algum tempo, criar um processo para adicionar e carregar imagens do jeito certo ajuda a evitar a necessidade de retrabalho no futuro.

Assim como backlinks podem ajudar seu site a ter ranquear mais alta no Google, o tipo errado de links pode prejudicar suas classificações

As diretrizes de esquemas de links do Google tratam sobre links considerados não naturais ou tóxicos, como costumam ser chamados:

Qualquer link criado para manipular o PageRank ou a classificação de um site nos resultados da pesquisa do Google pode ser considerado parte de um esquema de links e uma violação das diretrizes para webmasters do Google. Isso inclui comportamentos que manipulam links para seu site ou links que direcionam os usuários a páginas externas.

Algumas das razões pelas quais seu site pode ter links tóxicos:

  • Links que foram comprados;
  • Link building usando texto âncora com correspondência exata;
  • Marketing em larga escala ou campanhas de guest posts;
  • SEO negativo;
  • Diretório de baixa qualidade.

Se o seu site tiver links tóxicos, é importante que você dedique um tempo para exclui-los. Você pode encontrá-los usando a ferramenta Backlink Audit, da Semrush.

Configure seu domínio para visualizar a toxicidade do seu perfil de links, incluindo uma análise de como ele se divide em termos de risco.

Você pode revisar os links considerados tóxicos e adicionar aqueles que você sabe que são naturais a uma lista de permissões. Também é possível movê-los para uma ‘lista de remoção’ para enviar solicitações de remoção de backlinks aos proprietários do domínio. A ferramenta fornece os detalhes de contato do site.

Quer saber mais sobre como auditar seu perfil de links e remover backlinks tóxicos? Confira nosso guia sobre análise de backlinks.


Se você quer que o tráfego orgânico do seu site continue a crescer, você precisa ir além do básico e dominar algumas técnicas de SEO para potencializar seus resultados.

Isso envolve buscar oportunidades que seus concorrentes não estão aproveitando, implementar uma estratégia bem definida para melhorar seu SEO!

Fonte

Sair da versão mobile