Ícone do site RasDesenv

5 dicas de como escrever

O que é uma descrição de canal?

Uma descrição de canal (também conhecida como “Página ‘Sobre’ do YouTube”) é uma breve descrição do tipo de conteúdo que você publica em seu canal. Ela aparece na página do seu canal e nos resultados de pesquisa do YouTube.

Por que a descrição do seu canal no YouTube é importante?

A descrição do seu canal é uma forma de os visitantes saberem mais sobre você e o tipo de vídeo que você cria. E uma descrição de canal bem escrita também pode converter visitantes em assinantes. Além disso, o uso de palavras-chave na descrição do canal pode ajudar seu SEO no YouTube.

5 melhores dicas para escrever a descrição do seu canal

1. Comece com tudo

Os primeiros 100-150 caracteres da descrição do seu canal são super importantes.

Por quê?

Primeiro, o YouTube mostra esse snippet de 100 a 150 caracteres ao lado do seu canal nos resultados de busca:

Além disso, esta é a primeira parte da sua descrição que as pessoas vão ler. Então você deve comunicar o posicionamento do seu canal e o que gera uma vantagem competitiva sobre os demais canais logo de cara.

Por exemplo, o CanalTech possui uma breve descrição do que é único no canal:

2. Pense no seu espectador

Muitos youtubers fazem com que a descrição do canal tenha foco neles. Por exemplo, a descrição deles pode ser algo assim: “Meu canal fala sobre meus programas de TV favoritos. Conto o que penso de cada episódio”.

Para algumas marcas pessoais com muitos seguidores, essa abordagem faz sentido.

No entanto, é importante para a maioria dos canais demonstrar o benefício que alguém terá ao assistir aos seus vídeos.

Por exemplo, a primeira frase da descrição do canal do Catraca Livre no YouTube comunica claramente o que assistir aos vídeos deles fará por você e pela comunidade.

3. Usar palavras-chave

Um canal otimizado pode ficar bem classificado na pesquisa do YouTube. Por exemplo, quando você pesquisa “crossfit” no YouTube, o canal CrossFit Games é o resultado número 1:

O YouTube usa vários fatores de classificação diferentes para ranquear vídeos e canais. Mas quando se trata de classificar seu canal, o YouTube dá muito peso aos termos que você usa na descrição.

Então, pesquise palavras-chave que as pessoas digitariam no YouTube para encontrar seu canal. Em seguida, insira-os em sua descrição.

Por exemplo, o canal da Semrush Brasil lança mão de vários termos diferentes que as pessoas podem usar para encontrar canais relacionados a SEO e marketing digital.

Dito isso, você deve evitar o uso de palavras-chave em excesso. Isso pode fazer com que sua descrição pareça robótica e artificial (o uso desses termos de forma exagerada também é tido como spam pelo YouTube e pelo Google).

Então, em vez de fazer isso, escreva uma descrição convincente que atraia as pessoas para se inscreverem. Em seguida, inclua algumas palavras-chave onde fizer sentido.

4. Programação (Opcional)

Sua descrição é o lugar perfeito para destacar o cronograma de lançamento de seus vídeos.

Por exemplo, o canal Buenas Ideias fornece uma programação detalhada na descrição do canal:

5. Call To Action

Não tenha medo de terminar sua descrição com uma chamada para o público a se inscrever. Isso incentiva as pessoas a se inscreverem enquanto ainda estão com a página do seu canal aberta.

Por exemplo, o canal Produccine encerra sua descrição pedindo que você se inscreva e entre no grupo do Telegram:

Saiba mais

Assista ao Video SEO Guide (Channel Authority): Um capítulo do The Definitive Guide to Video SEO, que mostra como criar uma página de canal que atrai a audiência e é otimizada para SEO.

Este post foi originalmente publicado no blog da Backlinko.

Fonte

Sair da versão mobile