Encontrar palavras-chave de baixa concorrência é como achar a fruta perfeita na prateleira supermercado.
A maioria delas parece ótima até você dar uma mordida e perceber que não estão maduras o suficiente.
Com palavras-chave acontece a mesma coisa.
Infelizmente, a concorrência para palavras-chave faz com que seja muito difícil classificá-las por meio de SEO.
Mas quando você aprende a identificar a diferença entre os termos mais difíceis e aqueles que são mais interessantes, fica mais fácil encontrar palavras-chave de baixa concorrência nas quais basear seus esforços de SEO.
O Que São Palavras-Chave de Baixa Concorrência
Palavras-chave de baixa concorrência são termos de pesquisa para os quais há menos sites competindo pelas classificações orgânicas.
Por serem menos concorridos, esses termos são boas oportunidades para um plano de SEO.
Direcionar palavras-chave de baixa concorrência com conteúdo relevante pode ajudar o seu site a atingir suas metas de tráfego orgânico com uma necessidade menor de estratégias off-page ou de promoção.
Encontrando as Melhores Oportunidades Para SEO
Em termos de SEO, as palavras-chave mais cobiçadas são aquelas com alto volume de pesquisa e baixa concorrência.
As pesquisas estão no ponto certo entre não serem concorridas o suficiente e serem comuns o bastante para enviar tráfego para o seu site.
É neste ponto de equilíbrio onde você encontra as melhores oportunidades para gerar tráfego orgânico para seu site.
Se você está entrando em um novo mercado ou construindo um novo site, é importante encontrar o máximo possível de palavras-chave acessíveis para sua estratégia de SEO.
É o que diz Alizée Baudez, Consultor SEO e especialista em marketing digital:
Com a Keyword Magic Tool, gosto de começar filtrando os KD% que são muito altos. Dessa forma, sei que meu cliente não perderá tempo com palavras-chave inacessíveis… Esta é uma maneira simples de pegar o que está ao seu alcance e garantir que o plano de conteúdo que seguiremos será útil para os clientes.
Você pode encontrar palavras-chave de cauda longa e perguntas específicas que as pessoas pesquisam online com as métricas das nossas ferramentas, como dificuldade de palavras-chave, densidade competitiva e volume.
Em apenas três etapas, você pode criar uma lista de palavras-chave com alto volume e baixa concorrência – mesmo que nunca tenha testado nossas ferramentas antes:
- Crie uma lista inicial de palavras-chave
- Expanda sua lista de palavras-chave
- Filtre palavras-chave de alto volume com menos concorrência
1. Crie Sua Lista Inicial de Palavras-Chave (Como Pesquisar as Palavras-Chave dos Concorrentes)
Comece com: relatório Posições da ferramenta de Pesquisa Orgânica..
Para isso você precisa:
- Acesse a ferramenta de Pesquisa Orgânica da Semrush
- Digite o nome de domínio de um concorrente e clique em Pesquisar
Você vai obter uma lista de palavras-chave para as quais o site do seu concorrente está classificado entre os 100 melhores resultados de pesquisa orgânica do Google.
Vamos escolher o nicho de estilo de vida feminino como exemplo e o dicasdemulher.com.br como concorrente.
Você pode pesquisar o desempenho deste concorrente e ver as palavras-chave que trazem tráfego dos mecanismos de pesquisa.
Repare na coluna KD% (dificuldade da palavra-chave). Essa é a nossa maneira de medir o quão difícl é competir por esse termo se você estiver começando do zero.
Vamos falar sobre o KD% mais adiante.
Você também pode usar filtros para encontrar termos de pesquisa mais específicos que sejam mais relevantes para o seu negócio. Por exemplo, essa é a imagem que recebemos se aplicamos um filtro para encontrar palavras-chave que incluem “vegano”
Você pode combinar filtros adicionais para KD%, volume ou número de palavras por frase (por exemplo, termos contendo quatro palavras ou mais) para encontrar palavras-chave de cauda longa de baixa concorrência para adicionar à sua lista.
Repita este processo para outros concorrentes e envie as palavras-chave que você achar interessantes para o Keyword Manager, onde você pode salvar uma lista mestre de até 1000 palavras-chave.
A imagem acima é um exemplo de um relatório de posições orgânicas com filtro por KD% e em que enviamos as 100 principais palavras-chave para uma nova lista no Keyword Manager.
Próxima ferramenta: Lacunas nas palavras-chave
- Vá para a ferramenta Lacunas nas palavras-chave para comparar termos entre domínios e encontrar mais consultas de cauda longa
- Digite seu site e até quatro sites de seus concorrentes nos campos de entrada e clique no botão Comparar
Por exemplo, comparamos três domínios: dicasdemulher.com.br; claudia.abril.com.br; womenshealthbrasil.com.br.
Em poucos cliques, conseguimos construir uma lista de 848 mil palavras-chave que podem ser usadas no nicho de estilo de vida feminino.
Dica: Se você não conhece quais domínios atuam no mesmo setor que o seu site, use a aba Concorrentes na ferramenta Pesquisa orgânica.
Use os filtros Ausentes, Fracas e Não exploradas para encontrar as melhores oportunidades para o seu site.
Agora exporte as palavras-chave que parecem interessantes para o Keyword Manager para adicionar à lista com as outras.
A próxima etapa ajudará a encontrar ainda mais ideias de palavras-chave para adicionar.
2. Encontre Mais Palavras-Chave de Alto Volume de Pesquisa e Baixa Concorrência
Ferramenta para usar: Keyword Magic Tool
Agora é hora de expandir sua lista de palavras-chave de alto tráfego e baixa concorrência com mais termos que você pode ter deixado passar.
Para encontrá-las::
- Acesse a ferramenta Keyword Magic Tool
- Digite um termo de sua lista e clique em Pesquisar
Você vai obter uma lista de frases de palavras-chave que incluem o termo consultado.
Em seguida, use o filtro Relacionadas para encontrar palavras-chave que se relacionam ao termo pesquisado.
A ferramenta vai apresentar frases semanticamente relacionadas a um determinado termo de pesquisa consultado que podem não compartilhar a mesma frase, mas que tenha resultados de pesquisa semelhantes. Recomendamos adicionar alguns delas ao seu plano também.
Para encontrar palavras-chave de perguntas (que são ótimas para gerar ideais de conteúdos), use o filtro Perguntas. Ele vai mostrar apenas frases-chave que incluem quem, o quê, onde, quando, por que ou como.
Se as palavras-chave que aparecem para você tiverem o KD% muito alto, adicione um filtro para ver somente aquelas com dificuldade menor. Veremos mais sobre isso na etapa seguinte.
Novamente, envie as palavras-chave escolhidas para a lista do Keyword Manager com todas as outras que deseja segmentar.
O volume médio de pesquisa mensal para cada palavra-chave mostra quanto tráfego você pode receber. Quanto mais alta for a sua classificação para termos de pesquisa de alto volume, mais tráfego será direcionado para o seu site.
Ainda assim, a competição pelas palavras-chave mais populares é muito alta. Não faz sentido tentar classificar para termos para os quais você não tem chance de ranquear. Você precisa encontrar o equilíbrio entre o volume de pesquisa de uma palavra-chave e seu nível de concorrência.
Para ajudar você com isso, a Semrush disponibiliza duas maneiras de filtrar palavras-chave de baixa concorrência:
- Dificuldade de palavras-chave (SEO) – uma estimativa de quão difícil seria superar os sites classificados atualmente nas primeiras posições no Google para uma palavra-chave específica de maneira orgânica.
- Nível de competição (PPC) – a densidade de anunciantes (que usam estratégias de PPC) que usam uma frase específica para seus anúncios. Embora essa métrica se refira à competição na pesquisa paga, ela também pode trazer detalhes sobre a concorrência na pesquisa orgânica.
No Keyword Manager, você vai encontrar uma coluna para cada métrica. Ambas ajudam a encontrar as melhores palavras-chave para trabalhar.
Avaliando a Dificuldade da Palavra-Chave
A dificuldade de palavra-chave (de 1 a 100%) é uma estimativa de quão difícil seria conquistar as posições dos seus concorrentes nos 100 primeiros resultados do Google com um termo específico.
Quanto maior a porcentagem, mais esforço você vai precisar para superar sua concorrência por essas palavras-chave:
- Acima de 69%: as palavras-chave mais difíceis. Você terá que dedicar muito tempo e esforço de SEO e de link building para poder entrar no top 20 do Google. Se você tiver um site novo, focar em palavras-chave altamente competitivas pode não ser uma boa ideia.
- De 50-69%: palavras-chave com dificuldade média. Entrar nos 20 primeiros resultados do Google com esses termos também não será fácil. No entanto, com conteúdo de alta qualidade e backlinks relevantes, você pode roubar as posições dos seus concorrentes.
- De 30 a 49%: palavras-chave que podem ser classificadas quando você está começando.
- Abaixo de 30%: palavras-chave que são mais fáceis de classificar, provavelmente com baixo volume de pesquisa ou intenção de busca altamente específica.
Descobrir palavras-chave de baixa concorrência e alto volume exige muito trabalho e paciência. Mas se você tiver sorte para encontrar uma lista robusta de termos de pesquisa e usá-los em todo o seu site, terá uma boa chance de obter classificações altas.
Avaliando o Nível de Concorrência
Para estimar o nível de concorrência, podemos considerar que a escala é aproximadamente a mesma. A principal diferença aqui é que a métrica é decimal, entre 0 e 1, e mede a densidade de anunciantes pagos.
Quanto mais próxima a pontuação estiver de 1, maior será o número de anunciantes que estão dando lances nesta palavra-chave. Portanto, vai ser mais difícil se destacar nos resultados da pesquisa.
- Acima de 0,80: essas palavras-chave são altamente competitivas entre os anunciantes e, provavelmente, direcionam tráfego para resultados pagos. Podemos deduzir que, se uma palavra-chave tem alta densidade de anunciantes, então a pesquisa provavelmente tem intenção transacional.
- De 0,60-0,80: palavras-chave com densidade média de anunciantes. Você poderia tentar usá-las se seus esforços orgânicos não estiverem dando resultado, mas é importante ter em mente que nenhuma dessas palavras-chave trará resultados rápidos.
- Abaixo de 0,60: palavras-chave com menor densidade de anunciantes. Isso pode significar que elas estão no radar da maioria dos concorrentes que anunciam no seu nicho ou simplesmente não são lucrativas o bastante para anunciar. Tenha isso em mente na hora de tomar decisões.
Novamente, você pode consultar os intervalos sugeridos acima, mas as melhores oportunidades para começar são palavras-chave com KD% menor que 50. Comece a procurar termos na faixa de 40, 30 ou até menos, mas que sejam relevantes para você.
Considere a Intenção de Busca
Palavra-chave de baixa concorrência e alto volume nem sempre são as mais adequadas para o seu público-alvo.
Um lembrete: existem quatro formas principais de intenção de busca. Eles incluem:
- Informativa
- Navegacional (ou de navegação)
- Transacional
- Comercial
Digamos que você encontre uma palavra-chave que tenha volume alta e baixa concorrência.
Parece ótimo.
Mas não é bem assim. Se essa palavra-chave for uma pesquisa de navegação sobre outra marca, esses usuários não estarão interessados no seu site.
Mas, se você encontrar uma consulta de alto volume que trate de um ou produto que você vende e que tem baixa concorrência, então essa é uma boa palavra-chave para adicionar à sua lista.
Vale lembrar que a intenção de busca também influencia quem você está tentando atrair.
CPC
E se um termo tiver baixa concorrência, mas não tiver um volume alto de pesquisa? Como muitas palavras-chave de alto volume já estão sendo segmentadas por muitas empresas, a maioria dos termos de baixa concorrência tem um volume relativamente baixo.
Você pode dar uma olhada no CPC, já que ele pode dar uma melhor noção sobre o valor dessa palavra-chave.
O custo por clique é o valor que uma empresa paga por cada clique em seu anúncio, dependendo da palavra-chave. É um termo utilizado para se referir a anúncios pagos, mas você pode usá-lo nos seus esforços para encontrar palavras-chave de baixa concorrência e segmentar usuários que estejam prontos para comprar.
Talvez um termo seja altamente relevante para o seu site, mas tenha um volume de pesquisa baixo. Se ele tiver intenção de busca for correta, se a concorrência for baixa e se ele tiver um CPC alto, você deve considerá-lo nas estratégias.
Use Seus Recursos
O Google postou em 2022 que 15% das pesquisas nunca foram feitas antes.
Mas como você pode explorar palavras-chave que têm volume de pesquisa 0?
Descubra os canais que seu público-alvo frequenta. Visite grupos nas redes sociais, fóruns e sites como o YouTube para ver sobre o que essas pessoas estão falando.
Quais problemas eles têm? Como eles falam sobre o que procuram?
Você pode usar fontes como essas para encontrar palavras-chave completamente inexploradas, que ainda não foram pesquisadas – mas que, em breve, serão.
Outra maneira rápida de estimar a competição por palavras-chave é o relatório de Visão geral de palavras-chave, da Semrush. Você pode inserir uma lista de até 100 palavras-chave na ferramenta.
Talvez você tenha uma lista de palavras-chave alvo ou para as quais seu site já está classificado, exportadas do Google Search Console. Você pode inserir essa lista na ferramenta e ver rapidamente como avaliamos a dificuldade de cada palavra-chave.
Na página inicial da ferramenta de Visão geral de palavras-chave, você pode visualizar a dificuldade de palavras-chave de até 100 palavras-chave de uma vez. Insira um termo de pesquisa por linha, escolha seu banco de dados regional e clique no botão Pesquisar.
O relatório fornece as pontuações de KD, junto com outras métricas como volume e CPC, do seu lote exclusivo de palavras-chave.
Bônus: Identifique Palavras-Chave de Baixa Concorrência Para SERP Features
Uma palavra-chave de baixa concorrência que tenha um featured snippet na SERP é uma grande oportunidade para você:
- Ocupar um espaço de destaque no topo da SERP
- Fornecer informações ao seu público com mais rapidez e confiabilidade
- Teoricamente, conseguir isso com mais facilidade do que uma palavra-chave de alta dificuldade
Para saber mais sobre como conquistar um featured snippet, leia nosso post Como conquistar SERP Features do Google com a Semrush.
Durante a análise de palavras-chave em lote, você também pode ver quais termos possuem SERP features, como featured snippets (trechos em destaque) ou respostas instantâneas.
Recapitulação e Outros Recursos
Aprender como fazer pesquisas de palavras-chave é essencial para as empresas. E para fazer isso de maneira eficiente, você precisa ter cuidado ao escolher seus alvos.
Para mais dicas sobre pesquisa de palavras-chave , confira:
Em março de 2022, atualizamos nosso algoritmo de volume de pesquisa para tornar mais fácil a busca por palavras-chave para chegar no topo da SERP.
Baixe a checklist do início deste post para acompanhar o passo a passo ao fazer sua pesquisa de palavras-chave!