Ícone do site RasDesenv

estratégias do usuário e insights obtidos a partir de conversas reais do ChatGPT

Se você vem considerando aproveitar ao máximo o ChatGPT e incorporá-lo aos seus processos e estratégias de trabalho, pode ter certeza de que não está sozinho.

Para descobrir como as pessoas têm usado a ferramenta de IA, a Semrush analisou 5.054 conversas para compreender como as pessoas interagem com o ChatGPT. Para o estudo, avaliamos links de conversas reais do ChatGPT compartilhadas publicamente entre maio e junho de 2023, utilizando os dados fornecidos pela Datos, provedora global de dados de comportamento dos usuários.

Abaixo, compartilhamos insights de como as pessoas criam comandos e como o ChatGPT (e outras ferramentas de IA) podem nos ajudar a trabalhar menos — e de forma mais inteligente.

Não há um tipo “certo” de interação

Conforme a análise da Semrush, a mediana de mensagens em uma conversa do ChatGPT é três. Mais da metade (59%) dos usuários tiveram conversas que envolveram três mensagens ou menos.

No entanto, ao analisar o número médio de mensagens em uma conversa, este aumentou para oito, indicando a ocorrência de interações mais longas, especialmente nos casos em que os usuários pedem mais esclarecimentos ou exemplos sobre o mesmo tema.

A conversa mais longa da nossa amostra continha 692 mensagens — todas relacionadas ao mesmo tópico: entender um método de gerenciamento de risco financeiro para calcular possíveis perdas.

O tamanho de cada mensagem também varia. Embora a maioria das conversas tenda a ser curta, alguns usuários escrevem solicitações mais longas. A mediana das mensagens foi de 15 palavras, enquanto a média foi de 86.

Maneiras surpreendentes de usar o ChatGPT

Embora a geração de conteúdo assistida por IA seja um tema em alta nas manchetes em diferentes lugares, a pesquisa da Semrush mostra que as pessoas têm recorrido ao ChatGPT para obter ajuda para os mais diversos tipos de tarefa. Confira as três ações mais solicitadas nas conversas:

  • Escrever código
  • Criar tabelas
  • Dar exemplos

O que surpreende é que essas ações foram solicitadas com mais frequência do que tarefas como escrever artigos ou e-mails.

As nuvens de palavras abaixo mostram os verbos e substantivos mencionados com mais frequência ao iniciar uma conversa no ChatGPT — quanto maior a palavra, mais ela foi usada.

Também combinamos os verbos e substantivos mais populares para descobrir para que as pessoas mais pedem ajuda. Para expandir o escopo de seus comandos no ChatGPT, experimente alguns dos seguintes pares de palavras:

A programação foi o tema predominante da nossa amostra. Cerca de 64% das conversas estavam relacionadas a tópicos de programação, como dar exemplos ou depurar um código. O segundo assunto mais popular foram as redes sociais, com 23%, seguidas por consultas sobre como encontrar informações, ideias de gerenciamento de negócios e IA e aprendizado de máquina. 

A maioria dos temas está relacionada ao aperfeiçoamento das rotinas de trabalho, e não às atividades diárias em si. O uso do ChatGPT e de outras ferramentas geradoras de IA em algumas empresas ainda é relativamente limitado, por isso esperamos ver mudanças à medida que a tecnologia amadurece.

“Especialista” e “líder” ocupam os primeiros lugares das funções solicitadas aos chatbots

Uma das dicas mais pedidas aos chatbots de IA é pedir que ajam como uma profissão específica ou assumam uma identidade para gerarem respostas melhores. Avaliamos frases que começavam com “aja como um ____” ou “você é um ____” para descobrir quais funções tem se destacado no ChatGPT.

A nuvem de palavras abaixo mostra as funções mencionadas com mais frequência:

As principais funções que as pessoas pediram que o ChatGPT assumisse foram “líder” e “especialista”, seguidas por “engenheiro”, “diretor” e “redator”. Solicitar uma dessas funções ao ChatGPT pode orientar a ferramenta a dar respostas mais alinhadas às suas expectativas e objetivos.

Plug-ins ampliam os recursos do ChatGPT

A Semrush descobriu que cerca de 16% de todas as conversas no ChatGPT contêm links para arquivos ou páginas. No entanto, a versão básica gratuita não lê dados de links sem plug-ins do ChatGPT que adicionam outros recursos, como pesquisa e integrações de terceiros. Infelizmente, eles só estão disponíveis para as contas pagas do ChatGPT Plus. Há uma lista de espera para ativar essa assinatura: apenas 6% das conversas que analisamos tinham plug-ins ativados.

Há muitas ferramentas de conteúdo gerado por IA para se usar se o seu objetivo principal for fornecer conteúdo único que gere engajamento mais rapidamente. A ContentShake, ferramenta de produção de conteúdo da Semrush, usa a tecnologia de IA para sugerir ideias personalizadas de temas, gerar esboços de artigos detalhados e reescrever, ampliar ou otimizar o copy com apenas alguns cliques.

Fonte

Sair da versão mobile