Ícone do site RasDesenv

o que é, como fazer e exemplos da Matriz Pestel

A Análise PEST, ou Matriz Pestel, é uma metodologia de avaliação do ambiente no qual uma empresa se insere. Por meio dela, analisa-se os fatores Políticos, Econômicos, Socioculturais e Tecnológicos que podem impactar o empreendimento.

Quando empreendemos, há uma série de estudos necessários para garantir a prosperidade do negócio. 

Valorizamos muito a análise de mercado, análise de concorrência e conceitos como o de planejamento estratégico, e com razão. Mas muitos falham na hora de estudar algo mais básico e extremamente importante: o ambiente. A análise PEST é uma poderosa ferramenta para isso.

Vamos explicar como analisar o cenário onde sua empresa se encontra, a importância de um estudo aprofundado e formas de aplicar a Matriz Pestel. Continue conosco!

O que é análise PEST?

A análise PEST é uma ferramenta que permite analisar os ambientes nos quais uma organização opera, estudando os fatores Políticos, Econômicos, Socioculturais e Tecnológicos do local. 

Embora não haja confirmação, há um consenso quanto à teoria de que o fundador dessa metodologia foi Francis Aguilar, professor de Harvard e autor do livro “Scanning the Business Environment”. Na obra, ele introduz a metodologia ETPS, que posteriormente se tornou a PEST.

A ferramenta, também conhecida como Matriz PESTEL, análise PESTLE ou STEEPLE, é fundamental para conseguir estruturar o planejamento estratégico de um empreendimento.

Para que serve a análise PEST?

Toda organização deve compreender profundamente as características e fatores que influenciam o ambiente no qual opera, e não estamos falando apenas em compreender o mercado e a concorrência.

É igualmente importante conhecer questões fora de seu próprio controle, como legislações, tendências tecnológicas e fatores que impulsionam mudanças em estilos de vida e comportamento. Embora não possa controlá-los, antecipar a forma como tais fatores podem impactar o seu negócio permitirá identificar e aproveitar oportunidades.

A Matriz Pestel entra para possibilitar a obtenção dessas informações. A análise permite que você entenda as forças que influenciam mudanças no ambiente da sua empresa e questões que guiam as decisões dos seus clientes. 

Quando realizar a análise PEST?

O ideal é que você realize essa análise em cinco momentos:

  1. Antes de iniciar um empreendimento;
  2. Caso haja um declínio radical nos resultados financeiros;
  3. Em épocas de alterações significativas no setor (ex: após eleições);
  4. Quando você realizar mudanças no seu modelo de negócio;
  5. Anualmente.

A análise realizada antes de iniciar um empreendimento ajudará a entender oportunidades de mercado, barreiras políticas, posicionamentos favoráveis ao comportamento de consumo e até mesmo o melhor regime tributário para sua empresa.

Mas realizá-la apenas uma vez não é suficiente: a sociedade, o cenário político, a economia e as tecnologias mudam em velocidade exponencial. 

Caso seus resultados sofram um impacto negativo súbito, ou haja mudanças no cenário político-social, a análise ajudará a entender quais alterações impactam a sua empresa. Por fim, mudanças no modelo de negócio podem entrar em confronto com a realidade tributária, tecnológica ou econômica, razão pela qual a análise é necessária.

Além disso, sugerimos também que você reavalie seu ambiente e refaça a Matriz Pestel ao menos uma vez por ano. 

Por que? Não é muito trabalho sem uma razão sólida?

Mudanças sutis podem acontecer ao seu redor e passar despercebidas se você se limitar a fazer a análise apenas quando algo maior ocorrer. Realizá-la uma vez por ano permite se inteirar de mudanças que podem impactar sua rentabilidade, suas tecnologias e até mesmo sua carga tributária.

Por exemplo, sabia que em 2016 houve uma alteração no Simples Nacional para reduzir alíquotas de algumas pessoas jurídicas específicas? O chamado sistema R mudou o jogo para muitos empreendedores e profissionais, e aqueles que acompanham as mudanças na legislação e na seara tributária certamente se beneficiaram disso.

Os momentos da análise também impactam no seu resultado. No caso da análise prévia ao empreendimento, as informações podem ser utilizadas no plano de negócios e no planejamento estratégico. 

Com isso, você já lança sua empresa no mercado com amplo conhecimento e capacidade de navegar pelas nuances sociais.

Já a análise anual serve para identificar oportunidades de crescimento e lucro e, também, ameaças às quais se prevenir e se preparar para lidar.

Esses são apenas alguns dos vários benefícios de realizar essa análise.

Quais são os benefícios da análise PEST?

O principal benefício de realizar a análise PEST é a obtenção de amplo conhecimento acerca do cenário em que sua empresa se insere. Com isso, é possível:

  • Identificar novas tecnologias que possam ajudar no seu empreendimento;
  • Encontrar oportunidades situacionais para explorar de forma a melhorar seus resultados;
  • Reconhecer ameaças antecipadamente e se preparar para lidar com elas;
  • Desenvolver uma estratégia de negócios de longo prazo com base em dados e informações sólidas.

Você não ficará refém de mudanças súbitas na concorrência, na sociedade ou no cenário político, porque terá todo um planejamento estratégico montado para lidar com qualquer situação indesejada.

Quais são as diferenças entre a análise PEST e a SWOT?

A análise SWOT consiste em um modelo de análise do seu próprio negócio. Por meio dela, você identifica suas forças e fraquezas, bem como oportunidades e ameaças em relação ao mercado e à concorrência.

Já a Matriz Pestel avalia o ambiente no qual a empresa se insere. Na verdade, durante a análise você deve levantar dados sobre o cenário que o cerca, e esses podem, inclusive, ser utilizados para identificar oportunidades e ameaças posteriormente na análise SWOT.

As ferramentas podem atuar em conjunto, mas consistem em analisar dois pontos diferentes.

Vamos com um exemplo?

Imagine que você decidiu empreender comprando uma fazenda para produzir grãos e comercializar localmente.

Com a análise SWOT, será possível identificar as forças da sua fazenda: vocês podem ser mais rápidos para fazer negócio, ou contar com grãos de melhor qualidade ou não utilizar pesticidas com determinadas toxinas na composição. Ela também permite identificar fraquezas, bem como oportunidades e ameaças no mercado, como um concorrente mais forte na área.

Já a análise PEST consiste em avaliar fatores inerentes ao ambiente em que a fazenda se encontra. A população local tem uma forte preferência por alimentos livres de fertilizantes? A política tributária municipal impõe encargos maiores a diferentes tipos e volumes de grãos? Há tecnologias emergentes na área agro que podem contribuir para seu empreendimento?

As perguntas envolvendo cada uma das matrizes são diferentes, mas o objetivo final é um só: o sucesso do empreendimento.

Como fazer uma análise PEST?

A análise é bem intuitiva a partir do momento que você entende seu conceito e funcionalidade. Mas, para ajudar, você pode começá-la seguindo os passos a seguir!

Defina as informações relevantes para a sua empresa

Faça um brainstorming e identifique o que você precisa saber sobre cada fator da matriz para o sucesso da sua empresa. Você pode fazer algumas perguntas básicas para aprofundar. Veja sugestões:

Fatores Políticos

  • Há eleições chegando?
  • Como o período de eleições impacta no cenário econômico?
  • Quais os prováveis impactos de cada resultado possível das eleições?
  • Se houver uma mudança na política, é de se esperar alteração na legislação e em questões tributárias?
  • Como está a situação de corrupção na sua região?
  • Quais são as políticas de segurança do trabalho em vigor?

Fatores Econômicos

  • A economia está em crescimento ou retração?
  • Qual a taxa de desemprego?
  • Como a inflação está impactando a indústria e o comércio?
  • Há possibilidade de alteração na inflação, desemprego e economia?

Fatores Socioculturais

  • O local passa por um crescimento ou por uma redução populacional?
  • Como o crescimento ou redução da população afetam a região?
  • Há mudanças notáveis nos valores e defesas culturais da região?
  • Qual a média de idade da população local?
  • A região é formada por um grupo majoritário de trabalhadores, estudantes universitários, empreendedores, ou alguma outra opção?

Fatores Tecnológicos

  • Há novas tecnologias no mercado que você poderia usar?
  • Existe alguma tecnologia em desenvolvimento que poderia afetar sua indústria futuramente?

Após responder essas perguntas, você consegue passar às próximas etapas.

Encontre oportunidades

Para cada resposta às perguntas que você selecionar, tente definir uma oportunidade. Por exemplo, se a economia estiver em crescimento, veja como se aproveitar disso. Se houver uma mudança no comportamento de consumo que seja favorável ao seu produto, registre o ponto. 

Identificar oportunidades ajuda a traçar um bom plano de ação para aproveitá-las ao máximo.

Identifique as ameaças

Assim como você precisa identificar cada oportunidade decorrente de uma resposta da análise, é importante fazer o mesmo com ameaças. Registre potenciais mudanças que podem comprometer seus resultados e deixe claro qual o prejuízo previsto. 

Se possível, também anote as formas de se prevenir.

Faça e execute seu plano de ação

Com todas as informações acima, é hora de montar um planejamento estratégico.

Cada oportunidade deve entrar com a estratégia necessária para aproveitá-la, enquanto as ameaças devem gerar planos de prevenção e mitigação. Ao final, verifique se o planejamento também está de acordo com seu planejamento e cenário financeiros e, enfim, coloque-o em prática.

Quais dados devem ser observados da análise PEST?

Como a análise PEST consiste em uma avaliação macro, não conseguimos impor KPIs tão precisos quanto fazemos para outros tipos de pesquisa de mercado ou concorrência.

Mas a regra geral é simples: anote qual o sucesso pretendido ao agarrar uma oportunidade identificada, ou qual o prejuízo evitado ao se prevenir. Com o tempo, verifique se você de fato está alcançando tais metas. 

Por exemplo: suponha que você comercializa pães de queijo e descobriu um aumento na população intolerante à lactose entre os seus consumidores. Com isso, identificou uma oportunidade de lucrar mais se aumentasse a produção de pães de queijo sem lactose, e reduzisse proporcionalmente a produção da opção tradicional.

Para acompanhar o sucesso, é importante registrar o lucro esperado com a estratégia e, aos poucos, acompanhar os resultados para ver se realmente é uma oportunidade rentável. 

Esses dados ajudam a entender se você acertou ou até mesmo se há outra forma de se aproveitar do fator social identificado.

A análise PEST é um passo essencial para entender como sua empresa pode crescer no lugar onde se estabelece, mas ela não atua sozinha. 

Depois de entender o cenário que o cerca, é fundamental compreender seus concorrentes. Por isso, aprenda a fazer uma boa análise de concorrentes!

Fonte

Sair da versão mobile