Ícone do site RasDesenv

o que são, para que servem e como escolher

As tags do YouTube (também conhecidas como tags de vídeo) são palavras e frases usadas para ajudar o algoritmo a entender sobre qual assunto um determinado vídeo trata. As tags também são consideradas um importante fator de classificação na plataforma, ajudando no SEO para YouTube.

Assim como outros metadados, as tags são importante para fornecer ao YouTube e ao Google informações sobre um vídeo, incluindo o assunto tratado, a categoria e muito mais.

Um estudo da Backlinko encontrou uma relação entre as tags do vídeo e sua classificação no YouTube:

1. Primeira tag = palavra-chave

Quando se trata de SEO de vídeo, o YouTube dá especial atenção às primeiras tags que você insere, especialmente a primeira.

Sendo assim, certifique-se de que sua primeira tag seja a palavra-chave exata para a qual você deseja classificar.

2. Use uma combinação de tags genéricas e específicas

Tags de vídeo mais específicas ajudam o YouTube a entender o assunto do seu vídeo.

Mas também é importante usar tags mais amplas, que forneçam ao algoritmo o contexto do seu vídeo.

Por exemplo: digamos que a palavra-chave principal do seu vídeo seja: “como fazer flexão”.

É importante colocá-la como a primeira tag do seu vídeo e adicionar algumas variações, como “melhor jeito de fazer flexão” ou “tipos de flexão”.

Em seguida, adicione tags mais genéricas que descrevam a categoria do seu vídeo. Nesse caso, termos como “fitness” e “treino” pode funcionar bem.

3. Não exagere

Um erro que muitos criadores cometem no YouTube é colocar dezenas de tags nos seus vídeos. Assim como o excesso de palavras-chave em um texto, isso pode prejudicar suas classificações.

Lembre-se: as tags foram criadas para ajudar o YouTube a entender o conteúdo do seu vídeo. E se você colocar mais de 20 tags, isso pode atrapalhar.

Em vez disso, use de cinco a oito tags que descrevam com precisão o assunto do seu vídeo. Como vimos, elas devem ser uma mistura de palavras-chave específicas e genéricas — e você pode encontrá-las com uma pesquisa de palavras-chave para vídeos.

4. Use tags que tenham de 2 a 3 palavras

Outra característica importante para suas tags é o tamanho. Obviamente, uma tag com uma única palavra tende a ser muito ampla e pouco específica. Por isso, prefira expressões com duas ou três palavras.

De fato, de acordo com dados do Briggsby, esse é o melhor tamanho para suas tags para YouTube do ponto de visa do SEO.

Isso não significa que você deve usar apenas tags com duas ou três palavras. Novamente, vamos lembrar que o uso de palavras-chave mais amplas também é importante. Então, faz sentido usar tags mais curtas, de uma ou duas palavras.

Dentre as cinco a oito tags que você vai usar nos seus vídeos, busque o equilíbrio:

  • Tags muito curtas pode não fornecer informação suficiente para o YouTube.
  • Tags muito longas podem sobrecarregar o algoritmo.

Por exemplo: digamos que você quer fazer um vídeo sobre: “os benefícios do café para a saúde”.

Em vez tags com uma única palavra como “café” e “saúde”, prefira tags descritivas como: “benefícios do café para a saúde” e “café é saudável”.

5. Use ferramentas para gerar tags

Existem algumas ferramentas interessantes de pesquisa de palavras-chave para YouTube que geram tags relacionadas para os seus vídeos. Vamos conhecê-las.

Tag Generator

TubeRanker é um conjunto de ferramentas de SEO para YouTube. Entre elas, está o Tag Generator, que gera ideias de tag para os seus vídeos.

Para isso, basta digitar a palavra-chave principal na ferramenta:

VidIQ Boost

VidIQ é uma plataforma com uma série de ferramentas para criadores do YouTube.

Dentre as funcionalidades, está a sugestão de tags de vídeo. E o melhor: as ideias são mostradas no próprio navegador.

Basta clicar em qualquer uma das tags sugeridas e elas serão adicionadas automaticamente ao seu vídeo.

Leia suas tags: tente ler suas tags sem olhar para o título ou descrição do seu vídeo. Você consegue entender o assunto do vídeo apenas lendo as palavras e frases que você escolheu? 

Adicione palavras-chave de cauda longa: se você tiver espaço, adicione uma ou duas variações de cauda longa das suas palavras-chave.

Por exemplo: um vídeo tem como palavra-chave principal: “receita de omelete”.

Digite essa palavra-chave no YouTube e veja as sugestões do recurso autocompletar:

Essas sugestões são variações perfeitas de cauda longa da sua palavra-chave que você pode usar como tags.

Use tags detalhadas: algumas pessoas colocam os nomes dos canais dos seus principais concorrentes como tags. A ideia é fazer os vídeos aparecerem como sugestão junto aos conteúdos dos rivais. Embora estratégias assim possam funcionar, é arriscado. De acordo com o YouTube, tags enganosas podem causar a remoção do seu vídeo da plataforma.

Copiar tags de vídeos populares: as tags não são importantes apenas para a pesquisa do YouTube. Elas também ajudam a classificar seus vídeos na parte de sugeridos. Se você usar as mesmas tags de um vídeo com muitas visualizações, aumenta as chances de aparecer como sugestão para quem está assistindo a esse conteúdo.

Você pode ver as tags de um vídeo usando a extensão TubeBuddy (para Chrome e Firefox):

Saiba mais

Como usar tags nos seus vídeos no YouTube: guia (em inglês) com dicas de como escolher e usar as tags da melhor maneira.

Este artigo foi publicado originalmente no blog da Backlinko.

Fonte

Sair da versão mobile