Esse sucesso não precisa terminar com o webinar. E, no entanto, apenas 48% dos profissionais de marketing dizem que planejam usar o conteúdo do webinar após o evento, de acordo com um Relatório Omnipress. Redefinir o objetivo dos webinars em uma infinidade de formatos permite que você alcance novos públicos, reforce a troca de mensagens com participantes anteriores e promova a experiência de sua marca no tópico.
Adapte seus webinars em uma variedade de formatos de conteúdo para atrair novos públicos, reforçar as mensagens e promover a experiência de sua marca, diz Alona Shalieieva da @GetProspect_com via @CMIContent. Clique para tweetar
Vamos explorar algumas das opções.
1. Crie conteúdo para mídia social
Criando videos é o exemplo mais direto de como transformar materiais de webinar em conteúdo envolvente. Você pode usar a gravação para desenvolver Instagram Reels ou clipes grandes para mídia social.
Pique as partes mais suculentas e adicione texto. Nisso Postagem no Twitter, BrightTalk usa um trecho do episódio um da série The Studio para promover o registro para o episódio dois:
Deve #videos ser criado em torno de quem é o seu cliente potencial # B2B noivado?
A diretora de arte da BrightTALK, Nyekha Bennett, discute o trabalho para entender seu melhor #prospect.
E inscreva-se agora no Ep. 2 do The Studio! https://t.co/1tyrmLgjVR pic.twitter.com/nFoQBHz89A
– BrightTALK (@BrightTALK) 2 de setembro de 2020
Nesse caso, o vídeo responde à pergunta feita no tweet: os vídeos devem ser criados em torno de quem é seu cliente potencial para engajamento B2B?
Você pode aplicar este exemplo ao Instagram, Facebook e até mesmo TikTok. A duração do vídeo deve ser entre 15 e 60 segundos.
Ou você pode dividir seu webinar em várias mini versões para uso com fins educacionais e / ou promocionais. Considere adicionar ao seu canal do YouTube como lemlist faz:
Transforme seus webinars em um canal do #YouTube como @lemlist, diz Alona Shalieieva de @GetProspect_com via @CMIContent. Clique para tweetar
2. Transforme-se em um podcast
Seu webinar pode se tornar um podcast se você separar o arquivo de áudio do arquivo de vídeo. O webinar transformado em podcast de maior sucesso se beneficia de um conceito mais estruturado. Antes de gravar o webinar, informe aos palestrantes que ele será adaptado como um podcast. Dessa forma, eles podem explicar os recursos visuais que o público de um webinar poderia ver, mas o público de um podcast não.
Ou você pode pedir ao palestrante para gravar um podcast após o webinar para que ele possa continuar o tópico e, talvez, responder a mais perguntas feitas pela comunidade.
3. Escreva um artigo
Aja como um repórter cobrindo o webinar do seu blog ou outro centro de conteúdo. Neste exemplo, o Instituto Asiático de Gestão escreveu as principais conclusões de seu evento (e promovido it) no LinkedIn:
4. Compartilhe as surpresas não planejadas
Embora incomum, algo pode acontecer em um webinar que é inesperado, mas vale a pena mencionar ou comemorar.
Durante um webinar ao vivo, o CEO do Rappler descobri que ela foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz. Eles compartilharam esse momento com o público que não conseguiu ver em tempo real:
Onde estava o CEO da Rappler @mariaressa quando ela descobriu que era uma das ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz em 2021? No meio de um webinar ao vivo sobre jornalismo independente. Veja aqui.
Leia a história: https://t.co/Xtr0VsxMrf pic.twitter.com/BHiWm398LO
– Rappler (@rapplerdotcom) 8 de outubro de 2021
5. Use citações para enfatizar o conteúdo
As citações dos palestrantes do webinar são ótimas para definir o foco e atrair a atenção.
Através deste Instagram exemplo das Nações Unidas vem de uma reunião, não de um webinar, mostra a oportunidade. A declaração é o visual acompanhado por um trecho de texto mais longo na legenda:
GORJETA: Você pode transformar citações de seus webinars em um programa de citações do dia, incluindo o texto e / ou videoclipe como um recurso recorrente nas redes sociais.
Transforme citações de seus #webinars em um programa de cotação do dia como um recurso recorrente na #SocialMedia, diz Alona Shalieieva de @GetProspect_com via @CMIContent. Clique para tweetar
6. Publique um e-book
Muitos webinars usam apresentações de slides para ajudar o público a acompanhar. Se bem detalhado e bem estruturado, este conteúdo pode ser inserido em um padrão modelo de e-book. Com a adição de uma introdução, índice e conclusão, você está pronto para publicar o e-book.
Transforme uma apresentação de slides em um e-book. Basta adicionar uma introdução, índice e conclusão, diz Alona Shalieieva de @GetProspect_com via @CMIContent. Clique para tweetar
Não está pronto para fazer um e-book? Crie um link compartilhável para a apresentação de slides e promova-o em seu boletim informativo, blog ou mídia social.
GORJETA: Obtenha permissão do apresentador para usar sua apresentação de slides em outros formatos.
7. Inicie uma discussão
As perguntas do público podem ser uma fonte valiosa de conteúdo pós-webinar. Veja como Jayant Bhaat, um defensor de Nova Delhi, respondeu a uma pergunta que lhe foi feita durante um webinar para conduzir um conversa no LinkedIn:
Se você tiver muitas perguntas em seu webinar (ou em vários webinars), pode criar um artigo ou página de FAQ.
Mais maneiras
Você não precisa parar com essas sugestões. Aqui estão mais algumas opções de webinar:
- Obtenha uma transcrição do webinar e edite-a em um artigo.
- Pegue a pesquisa, estatísticas e outros números compartilhados e crie um infográfico.
- Transforme o webinar em um curso que pode ser usado como um ímã de chumbo.
- Use snippets do webinar para criar uma sequência que possa ser usada em um campanha automática de gotejamento.
- Dê acesso ao webinar gravado para assinantes existentes – ou permita que novos assinantes que se inscreverem o vejam.
- Recorte um pequeno trecho que poderia ser usado para introduzir um artigo de blog sobre o mesmo tópico em um boletim informativo.
Faça mais do que um webinar
Você se esforça muito para criar, promover e execute um webinar. Só faz sentido fazer mais com esse conteúdo. Mesmo que você escolha apenas uma ou duas dessas ideias, o benefício para sua marca e público será muito maior do que o evento único original.
Imagem da capa por Joseph Kalinowski / Content Marketing Institute
Confira os serviços que oferecemos: Hospedagem de Sites, Aplicativo Mobile, Criação de Sites, Identidade de Marca, Marketing Digital e Redes Sociais. Entre em contato pelo site ou pelo WhatsApp e tenha um atendimento personalizado.