O que são as palavras-chave do canal do YouTube?
As palavras-chave de um canal são termos que fornecem informações e contexto sobre seu canal.
Isso significa que elas ajudam o YouTube a entender o tipo de conteúdo que você produz e quem é seu público-alvo. Otimizar seu canal para determinadas palavras-chave também pode aumentar a visibilidade dele, sendo parte das técnicas de SEO para YouTube.
Por que as palavras-chave do canal são importantes?
O YouTube usa palavras-chave do canal, sua descrição do canal e os tipos de vídeos que você produz para descobrir o tema e a categoria geral do seu canal.
Quando você otimiza seu canal para determinados termos da maneira certa, pode aumentar as classificações individuais do seu canal.
Na verdade, um estudo de fatores de classificação de SEO do YouTube descobriu que as palavras-chave de um canal têm uma correlação pequena, mas significativa, com classificações mais altas na página de resultados da plataforma de vídeos:
Além disso, como as palavras-chave ajudam o YouTube a entender do que se trata seu perfil, elas podem ajudar você a classificar para as palavras-chave que seu público pesquisa no YouTube:
Por último, mas não menos importante, o YouTube usa as palavras-chave do canal para decidir quais vídeos devem ser promovidos na coluna de vídeos sugeridos. Você deve ter notado que o YouTube tende a recomendar vídeos de canais relacionados ao seu nesta coluna:
Isso não é coincidência.
Além de promover conteúdo relacionado ao vídeo que você está assistindo, o YouTube também sugere conteúdo de canais semelhantes ali.
É por isso que às vezes você notará o YouTube sugerindo um vídeo de um canal relacionado… mesmo que esse vídeo não seja tão relacionado ao que você está assistindo:
Boas práticas para escolher palavras-chave para o seu canal
1. Liste palavras-chave de canal em potencial
O primeiro passo é identificar palavras e frases que descrevem seu canal. Elas devem ser uma mistura de termos que você acredita que descrevem seu canal e também algumas palavras-chave populares que você encontrar em sua pesquisa de palavras-chave.
Por exemplo, digamos que você tenha um novo canal sobre culinária italiana:
Você provavelmente selecionaria palavras-chave de canal como:
Em seguida, você deveria adicionar algumas palavras-chave populares que as pessoas usam para encontrar o tipo de conteúdo que você cria, como:
Infelizmente, nem sempre é fácil de usar o campo de palavra-chave do canal do YouTube – uma vírgula errada e você cortará o termo ao meio:
Para facilitar a edição, é melhor listar suas palavras-chave em potencial em um Google Doc:
2. Use aproximadamente 7-10 palavras-chave
Aborde os temas que você explora, mas sem exagerar.
Se você usar muitas palavras-chave, diluirá a importância de cada uma (assim como com as tags de vídeo).
Veja um exemplo:
Será difícil entender o tema e a categoria geral desse canal usando essas tags. Para começar, elas não são muito descritivas. E há palavras-chave demais.
É por isso que você deve manter de 5 a 7 palavras-chave (o que na maioria dos casos são aproximadamente 50 a 75 caracteres).
O estudo que mencionamos anteriormente descobriu que 50 caracteres é o “tamanho ideal” para palavras-chave de canais.
Depois de ultrapassar 50 caracteres, você começa a ter retornos decrescentes:
3. Copie palavras-chave do canal do concorrente
Se você está travado ou quer apenas algumas ideias de palavras-chave, confira as palavras usadas nos canais de seus concorrentes.
Para encontrá-las, basta acessar a guia “Sobre” de um canal.
Clique com o botão direito e “Exibir código fonte”:
Por fim, pesquise na página por “keywords”. Esta lista de palavras-chave são as palavras-chave do canal:
Você também pode usar as extensões TubeBuddy ou VidIQ Chrome. Essas extensões são úteis porque você pode ver as palavras-chave do canal sem precisar pesquisar um monte de código:
4. Adicione as palavras-chave do seu canal
Por fim, faça a inserção das palavras-chave selecionadas no seu canal.
Para fazer isso, clique no botão “Canal” na seção Configurações do seu YouTube Studio:
Em seguida, copie e cole as palavras-chave do seu Google Doc no campo:
Este artigo foi publicado originalmente no blog da Backlinko.