O que são backlinks? | Guia completo para 2022

Backlinks – também conhecidos como links de entrada ou links externos – referem-se a links em um site que apontam para outro site.

o que são backlinks

Os mecanismos de busca, como Google ou Bing, veem os backlinks como indicadores de que o conteúdo da página tem qualidade e o reconhecimento de outros sites. Páginas com mais backlinks podem ter uma classificação mais alta na SERP (página de resultados de mecanismos de pesquisa).

Os backlinks têm impacto no SEO? Com certez!

Backlinks são um dos componentes críticos de SEO. Obter backlinks de sites com autoridade é um dos sinais mais importantes que o Google considera para classificar o conteúdo.

fatores de sucesso de SEO
Talvez nunca saibamos exatamente quais são os fatores de classificação do Google, mas essas são algumas práticas recomendadas.

Mas o que faz um backlink ser de alta qualidade?

A confiabilidade é um fator enorme. Se um site de qualidade, que possui uma excelente reputação, colocar um link que aponte para o seu site, isso é um voto de confiança fantástico.

Por outro lado, se você tiver apenas sites que o Google considera como spam apontando para o seu site, provavelmente não ajudará em nada a sua classificação – e pode até render penalidades.

A popularidade é outro fator importante. Como o Google considera links externos como votos de confiança de um site para outro, há uma relação direta entre sites que possuem muitos backlinks (de qualidade) e que conseguem classificações mais altas.

Vejamos esta matéria do site Tecmundo sobre o recente cancelamento do filme da Batgirl como exemplo:

exemplo de backlinks em artigo

Este artigo inclui uma série de backlinks já nos primeiros parágrafos. Os links apontam para conteúdos que vão desde um texto com rumores sobre as atrizes que poderiam interpretar a heroína até outroas matérias sobre a DC Comics ou o estúdio responsável pela produção.

Veja abaixo outro exemplo de backlinks na página “Onde comprar” da Oculus, fabricante de óculos e realidade virtual. Os links, nesse caso, apontam para as lojas onde é possível encontrar os produtos da marca:

HGyU7MOq-5SWcW0aVR13eszTBGrZKY-jNKgQaqCFJqAOLtM0w13jXcZk1SdwIEBm9w9h6xuDMHSXuYSxwiIpfmyQnAYS4tDfcSwH9JAqaPqlVuvCDi4D8szck0M657djeu3Ny8z4=s0

Qualquer link de um site para o seu é um backlink, mas, como mencionamos, nem todos os links são criados da mesma forma.

Pense: você confiaria mais em uma recomendação de alguém que você confia ou de alguém que você nunca conheceu? Basicamente, o Google faz o mesmo com links.

Essa confiança se dá na forma de PageRank, um dos algoritmos do Google que avalia a qualidade e a quantidade dos backlinks que apontam para uma página. Ele determina sua relevância e autoridade.

Se seu site recebe backlinks de sites de relevantes para seu setor, isso está enviando fortes sinais ao Google de que seu site é visto como uma autoridade no seu ramo de atuação.

Nem todos os backlinks são iguais. Vamos ver os diferentes tipos de backlinks que seu site pode ober:

Como vimos, links são como votos de confiança. Mas e se você precisa colocar uma referência a um site, e não quer ser vinculado a ele?

Os links nofollow usam o atributo rel=”nofollow” para informar ao Google e outros mecanismos de busca que eles não devem transferir PageRank a esse site. Um exemplo de backlink nofollow:

<a href="https://www.dominio.com.br/" rel="nofollow">this is a nofollow link</a>

Uma vez que os links nofollow não transferem PageRank, talvez eles não ajudem o seu site a conseguir uma classificação mais alta nos SERPs. No entanto, o Google anunciou em setembro de 2019 que eles estavam aprimorando esse atributo.

Quando o nofollow foi introduzido, o Google passou a não considerar nenhum link com esse atributo como um sinal para seus algoritmos. Mas isso mudou.

Todos os atributos de link são tratados como indicações sobre quais links considerar ou excluir na pesquisa.

Muitos acreditam que essa mudança significa que o Google transmitirá PageRank por meio de links nofollow em alguns casos, como grandes portais de notícias que costumar adicionar o atributo em todas as páginas do site.

links nofollow

Um follow link passa confiança e, por óbvio, não adiciona o atributo nofollow.

Observação: não há atributo “follow”, pois qualquer link é considerado “dofollow”, a menos que um atributo seja adicionado.

Um exemplo de follow link:

<a href="https://www.dominio.com.br/">this is a follow link</a>

link follow

Você também pode pagar a um afiliado ou influenciador para promover seu conteúdo ou fazer um review de um de seus produtos.

Se valores, produtos ou serviços mudaram de mãos em troca de um link, um atributo rel=”sponsored” deve ser adicionado para informar o Google.

Esse atributo impede que seu site seja impactado negativamente por esses links. Portanto, se você trabalha com afiliados, não pode se esquecer de fazer isso.

Um exemplo de backlink patrocinado:

<a href="https://www.exemplo.com.br/" rel="sponsored">this is a sponsored link</a>

Outro dos atributos de link lançados em 2019 são os links UGC (user-generated content ou conteúdo gerado pelo usuário).

Os links UGC são aqueles em fóruns e comentários de blogs. Esse atributo informa ao Google que o link foi colocado por um usuário, e não pelo webmaster.

Um exemplo de backlink UGC:

<a href="https://www.exemplo.com/" rel="ugc">this is a UGC link</a>

backlink UGC
Os usuários podem postar links nos comentários de blogs ou fóruns. Você poder usar o atributo UGC para que o Google saiba que este é um link de um usuário.

Agora que conhecemos os diferentes tipos de backlinks, vamos ver como determinar a qualidade de um link.

Usando a ferramenta Backlink Audit, da Semrush, você pode ver quantos backlinks seu site possui, os domínios que os utilizam, a toxicidade desses sites e muito mais.

A aba ‘Visão geral’ traz um resumo das principais informações.

ferramenta Backlink Audit aba visão geral

Você pode visualizar mais dados nos relatórios e ver os principais domínios de referência e as métricas relacionadas aos seus backlinks, como Authority Score e Toxic Score.

ferramenta Backlink Audit 100 principais domínios e referência

Você também pode integrar a ferramenta ao Google Search Console para garantir que você não perca nenhum backlink para seu site.

O objetivo é obter links de sites de alta autoridade e que sejam relevantes voce. Existem alguns fatores que podem ajudá-lo a determinar se seu site está recebendo backlinks de qualidade:

  • Possuir um número elevado de domínios de referência;
  • Classificação elevada;
  • Se forem backlinks contextuais (links cercados por conteúdo relacionado na página);
  • Se possuíram texto âncora relevante.

Ao avaliar se um link é de alta qualidade ou não, considere fatores como credibilidade e se o site compartilha conteúdo que agregue valor aos usuários.

Os links errados podem prejudicar a capacidade do seu site de ranquear melhor ou impactar negativamente as classificações que você já conquistou. Links “ruins” são frequentemente chamados de links tóxicos ou não naturais.

Os backlinks tóxicos, que geralmente vêm de sites suspeitos ou de baixa qualidade, violam diretamente as diretrizes para webmasters do Google e são utilizados para manipular as classificações dos mecanismos de pesquisa.

Isso pode acontecer com links pagos que não são marcados com atributos nofollow ou sponsored, links vindos de diretórios ou sites de baixa qualidade ou também um número não natural de links que usam o mesmo texto âncora.

Você pode fazer uma auditoria de backlinks para revisá-los e identificar possíveis links tóxicos.

ferramenta Backlink Audit links tóxicos

Quando a análise estiver concluída, você pode escolher entre várias ações, incluindo gerar uma lista de rejeição e enviá-la ao Google.

Deixe links na sua lista de “remover” se quiser entrar em contato com um site manualmente para solicitar a remoção ou aprovar qualquer link que você saiba que é seguro.

ferramenta Backlink Audit lista de rejeição

Você pode fazer isso diretamente na ferramenta Backlink Audit se quiser limpar links tóxicos e solicitar sua remoção.

Os links colocados editorialmente são, basicamente, links que você não requisitou. Geralmente, isso acontece quando um site coloca links para citar referências e tornar seu conteúdo mais robusto e confiável.

O Google valoriza muito esses links. Isso porque eles se destinam a melhorar a experiência do usuário, em vez de manipular os algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

imagem link blog
Colocamos um link para um estudo como referência para este post no nosso blog. Esse é um exemplo de um link colocado editorialmente.

Quando se trata de SEO, os backlinks são um dos elementos mais destacados. Mas por que eles são tão importantes? Vamos entender melhor algumas das razões pelas quais você deve se preocupar com os links que seu site recebe:

Sem backlinks de qualidade apontando para o seu site, você perde um dos fatores mais importantes: a confiabilidade. Backlinks mostram que você é uma autoridade no seu setor e merece estar no topo das principais pesquisas.

Os rastreadores do Google usam links para encontrar novas páginas na internet — essa é uma das principais maneiras pelas quais novos conteúdos são descobertos, rastreados e indexados. De fato, obter um link de uma fonte confiável fará com que seu conteúdo seja indexado mais rapidamente pelo Google.

exemplo de link building

Links de qualidade de fontes confiáveis ajudam seu site a ter uma classificação mais alta, além de aumentar a credibilidade da sua empresa.

Digamos que você seja dono de uma startup de tecnologia. Há uma boa chance de que muitas pessoas não conheçam seu negócio (ainda). Se você conseguir alguma matéria na imprensa e um link de um site famoso, isso certamente impactará positivamente a credibilidade do seu site.

Além de ser bom para o SEO do seu site, construir relações com jornalistas pode ajudar você a obter links de qualidade e aumentar a visibilidade do seu negócio.

links transferem autoridade

Desde o começo da internet, o objetivo dos links é levar os usuários da página A para a página B, não apenas dentro de um mesmo site, mas também entre sites diferentes.

Embora os links passaram a ser utilizados pelo algoritmo do Google, essa ideia não mudou: links de qualidade atraem tráfego de qualidade para sua página.

Se voltarmos ao exemplo anterior, uma matéria em um veículo de comunicação conhecido pode enviar leitores interessados para o seu site, apresentando sua marca a mais pessoas que podem se transformar em clientes.

origem do tráfego por tipo
Você pode usar a ferramenta Traffic Analytics, da Semrus para visualizar o tráfego de referência para seu site.

Dica profissional: você também pode adicionar esse tráfego a uma lista para segmentar em canais de mídia paga e otimizar o tráfego de referência.

Verificar os backlinks de um site pode ser muito útil para planejar uma campanha de link building ou comparar seu site com seus concorrentes.

Você pode visualizar informações sobre o perfil de backlinks do seu site com o auxílio de ferramentas como o Google Search Console. Porém, para outros sites, você precisará de outros recursos – e a Semrush pode ajudar.

O Google Search Console fornece uma visão bem abrangente sobre seu perfil de links. Porém, não fornece nenhuma informação sobre seus concorrentes.

Acesse o Google Search Console e faça login. No menu à esquerda, role até a parte inferior do menuaté a opção ‘Links’.

google search console links section screenshot

Na opção “Links externos” você pode ver insights sobre:

  • Links externos: quantos links externos apontam para o seu site.

  • Páginas mais linkadas: as páginas do seu site com mais backlinks apontando para elas.

  • Principais domínios de referência: os sites que mais vezes colocam links para o seu site.

  • Texto âncora mais usados: os textos mais comuns utilizados para adiconar o link.

Você também pode exportar os links externos do seu site em um arquivo CSV no canto superior direito.

Você pode usar a ferramenta Análise de Backlinks, da Semrush, para obter insights sobre uma série de métricas e dados para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia melhor.

A ferramenta consegue ir um pouco mais fundo do que o Google Search Console, oferecendo insights sobre o perfil de backlinks dos seus concorrentes, o que pode ajudá-lo nas suas estratégias de link building.

As principais métricas que a Análise de Backlinks fornecem são:

  • Authority Score;
  • Domínios de referência;
  • Backlinks;
  • Visitas mensais;
  • Palavras-chave;
  • Toxic Score.

Você pode clicar em cada número para obter um relatório mais detalhado.

ferramenta análise de backlinks aba visão geral

A guia ‘Visão geral” traz destaques de até cinco sites. Clique em qualquer widget para acessar o relatório mais detalhado.

ferramenta análise de backlinks comparação com concorrente

Você também pode exportar dados para um PDF, seja para analisar seu próprio site ou enviar os dados para um cliente.

Usando a Análise de Backlinks, você tem acesso às seguintes informações:

  • Número total de backlinks;
  • Páginas com mais backlinks;
  • Distribuição de TLD (top-level domain ou domínio de topo);
  • Categorias dos domínios de referência;
  • Domínios de referência por pontuação de autoridade;
  • Textos âncora mais utilizados;
  • Atributos de link (follow, nofollow, sponsored ou UGC);
  • Perfis semelhantes (domínios com perfl de links semelhantes que podem ser úteis para oportunidades de link building).

Desde a técnica Skyscraper a desenvolver uma campanha de RP digital, há muitas maneiras de maximizar os resultados dos seus esforços de link building.

Para saber mais, leia nosso guia sobre link building. Enquanto isso, vamos rever algumas estratégias para obter backlinks:

como obter backlinks para o seu site

Embora você deva evitar esquemas para obter links, você pode entrar em contato com seus parceiros de negócio para requisitar um link no site deles.

E como você já tem um relacionamento com eles, fazer isso é mais fácil do que entrar em contato com proprietários de sites que você ainda não conhece.

Use o HARO para responder a pedidos de jornalistas

Muitos meios de comunicação usam o HARO para obter declarações e informações sobre diferentes nichos. Essa pode ser uma maneira relativamente simples para adquirir backlinks, pois os jornalistas estão buscando uma fonte com certa urgência.

mídias que usam HARO

Escreva guest posts (estratégicos)

Guest posts podem ser muito benéficos, mas a parceria precisa fazer sentido e o conteúdo precisa ser verdadeiramente útil. Caso contrário, pode parecer spam.

Separamos alguns prós e contras para você adotar essa estratégia:

guest post: o que fazer e o que não fazer

Use diretórios de nichos específicos

Enviar seu site para diretórios de nicho é uma estratégia interessante de SEO local que também pode gerar bacllinks.

Você pode usar a ferramenta Listing Management, da Semrush, para automatizar esse processo. A ferramenta enviará suas informações comerciais para vários diretórios.

ferramenta Listing Management

Se um site já menciona sua marca, é importante buscar transformar essas menções em backlinks.

Você pode usar a ferramenta Brand Monitoring para encontrar menções à marca sem link e até mesmo configurar notificações para quando outros sites mencionarem você no futuro.

ferramenta brand monitoring aba menções

Criar conteúdo informativo

Se você publicar e-books, estudos de caso e pesquisas originais, há uma grande chance de que outras pessoas em criar links para o seu site, como referência.

Utilize dados para embasar seus conteúdos, garantindo que seu site se torne uma fonte confiável.

Publicar pesquisas e enviá-las à imprensa

Esta etapa segue a mesma lógica da anterior, mas focada em veículos de comunicação. Você pode usar uma ferramenta como o HARO ou um software de relações públicas como o Prowly.

ferramenta Prowly Media Pitching

Como vimos, uma forma de obter insights para conseguir novos links é analisar a estratégia de backlinks dos seus concorrentes. Você pode fazer isso com a ferramenta Lacunas nos backlinks, da Semrush.

Basta inserir seu domínio e os sites dos seus principais concorrentes:

ferramenta lacunas nos backlinks

Você pode identificar as lacunas nas estratégias de link building dos seus concorrentes e aproveitar as oportunidades.

Você também pode encontrar sites que têm links que apontam para os seus concorrentes e que seu site ainda não tem.

ferramenta lacunas nos backlinks

Backlinks são um aspecto fundamental para o algoritmo do Google classificar seu conteúdo. Para isso, vvocê precisa obter links de sites relevantes e confiáveis.

Agora que você sabe mais sobre backlinks, pode começar a trabalhar na construção do perfil de backlinks do seu site. Lembre-se de ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo e aproveitar as oportunidades que surgirem o mais rápido possível.

Fonte

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas e insights sobre a tecnologia

Últimos Artigos

Descubra mais sobre RasDesenv

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading