o que é e como fazer com a Semrush

Ferramenta de análise de tráfego da Semrush permite extrair dados e insights sobre mercado, posicionamento e acessos de uma página ou site. Mas nem todos sabem utilizar todo o seu potencial.

Você se esforça para conseguir excelentes resultados com estratégias de marketing digital, conquista resultados para o cliente, mas não consegue analisar e documentar os dados com facilidade? Esse desafio é comum entre profissionais da área, que por vezes precisam usar diversas ferramentas para extrair todos os dados relevantes para análise.

A ferramenta de análise de tráfego é considerada uma das mais poderosas dos pacotes da Semrush. Ela transforma petabytes de tráfego da Web e dados de comportamento de visitantes em gráficos e tabelas perspicazes que você pode usar para tomar decisões de negócios informadas.

Neste conteúdo, listamos 10 funcionalidades da ferramenta que fazem com que seja uma aliada valiosa de profissionais nas áreas de SEO e Marketing. Confira!

O que é análise de tráfego?

A análise de tráfego é uma ação de inteligência competitiva voltada a estudar informações sobre o fluxo e o comportamento dos visitantes de um site.

Com o auxílio de ferramentas analíticas, é possível compreender quantas pessoas visitam uma página, quantos visitantes são novos, o tempo gasto consumindo um conteúdo e até mesmo dados demográficos dos visitantes.

Existem diversas métricas que podem ser investigadas, a depender do objetivo de cada análise. Vejamos algumas relevantes.

Quais as principais métricas de tráfego?

Se você já se familiarizou com a ideia de que o tráfego, por si só, é uma métrica de vaidade, já está a frente de muitos profissionais na área.

Ao mesmo tempo, o tráfego é o que indica o volume de visitantes que acessam o seu site então, embora não deva ser analisado sozinho, é, sim, algo relevante para uma análise completa.

print screen de métricas de tráfego relevantes

As principais métricas de tráfego que devem compor uma análise são:

  • Visitas: número de visitas que seu site recebeu, sendo que mais de uma visita pode ter sido feita pela mesma pessoa;
  • Visitantes únicos: número de visitantes únicos que o site recebeu;
  • Páginas por visita: quantas páginas, em média, os visitantes acessaram;
  • Duração média da visita: duração média das visitas às suas páginas;
  • Bounce rate: taxa de rejeição, indica a média de pessoas que visitaram o site e saíram logo em seguida. Essa métrica deve ser avaliada com cautela, porque depende da intenção do visitante para ser considerada. O ideal é que seja avaliada em conjunto com outras informações e com um objetivo determinado.

Além das métricas acima, consideradas básicas para uma análise de tráfego, há outras que a ferramenta de análise de tráfego apresenta e que ajudam no processo de compreensão do comportamento dos usuários.

  • Proporção do tráfego: indica o percentual de visitas direcionadas a uma página específica;
  • Exibições de página única: número de visitas que acessaram a página ao menos uma vez
  • Origens do tráfego: permite compreender a porcentagem de tráfego que veio de referência, de pesquisa orgânica, anúncios (tráfego pago), redes sociais ou que entrou diretamente pela url do site;
  • Jornada de tráfego: permite compreender as principais origens que enviam tráfego para determinado destino e 5 domínios externos para os quais os visitantes vão com mais frequência após acessarem a página especificada para análise
  • Público: análise demográfica dos visitantes, separada por idade e sexo;

As métricas específicas para cada análise dependem do objetivo. Por exemplo, se sua empresa busca entender por que os usuários passam muito tempo em determinadas páginas dos concorrentes, informações como bounce rate, proporção de tráfego e jornada de tráfego são primordiais.

Por outro lado, se o foco é compreender quais conteúdos da concorrência performam melhor com o público-alvo, os dados demográficos do público devem ser cruzados com informações sobre exibições de página única e jornada de tráfego.

Por que analisar o tráfego do seu domínio?

A análise de tráfego de seu próprio domínio permite identificar gaps e oportunidades de melhoria. É por meio dela que uma empresa compreende quais páginas performam bem, quais estão aquém, e as estratégias que deram certo — e podem ser replicadas — e as que não funcionaram.

1. Market Explorer

Se você quiser saber quem são seus concorrentes (além daqueles que você já conhece bem), como o mercado está evoluindo e quem é seu público-alvo no mercado, esta é a ferramenta para você.

O Market Explorer fornece gráficos da visão geral do mercado que permitem descobrir a sazonalidade e os canais típicos de marketing digital para todo o setor analisado.

screenshot da ferramenta de market explorer da SEMRush

Ao pesquisar mercados novos, as primeiras coisas a aprender são os principais jogadores e benchmarks de desempenho.

A funcionalidade fornece essas estatísticas, permitindo que você dê o próximo passo e se aprofunde na pesquisa de público-alvo no mercado – dados demográficos e interesses são apresentados na interface.

screenshot das métricas de desempenho em benchmark de concorrentes

2. Principais Páginas

Se você pudesse aprender apenas uma coisa sobre seus concorrentes, apostamos que você optaria por aprender mais sobre as conversões deles. É isso que o relatório das Principais Páginas pode ajudar a descobrir. Isso e muito mais.

Este recurso apresenta uma lista das páginas mais visitadas de qualquer site. Podem ser:

  • Páginas de check-out;
  • Páginas de plano de teste e de agradecimento;
  • Páginas de produtos, serviços e categorias mais populares;
  • Principais publicações de blog;
  • Versões regionais do domínio; e
  • Páginas de destino de anúncios pagos.
view das principais páginas do ebay no recurso de traffic analytics da SEMrush

Você pode obter inúmeros insights no relatório de principais páginas, e tudo que você precisa fazer é inserir um URL no campo.

3. Sobreposição de público

Você sabe o que o seu público-alvo tem em comum com o dos seus concorrentes? 

A ferramenta de Análise de Tráfego da Semrush oferece um recurso que pode calcular essas estimativas. Na aba de insights de público-alvo, você pode comparar de dois a cinco domínios e ver a porcentagem de usuários que visitam os dois (ou todos) sites.

Esses dados permitem entender as preferências do seu público-alvo e a parcela do mercado que você ainda precisa conquistar. Os insights que você pode obter com o relatório podem ser úteis para tomar decisões sobre canais de mídia, parcerias e expansões de negócios.

imagem de sobreposição de público da ferramenta de análise de tráfego da semrush

4. Fontes de Tráfego

Quer saber de onde vem o tráfego dos concorrentes? A Semrush pode oferecer muito mais do que apenas dividi-lo por canais (em tráfego direto, tráfego de referência, tráfego pago e de mídias sociais).

gráfico com origem de tráfego

Rastreamos o Google, Bing, DuckDuckGo, Yandex e 8 mecanismos de pesquisa adicionais. O mesmo se aplica às mídias sociais. O relatório completo de Fontes de Tráfego pode ser filtrado por rede social, com insights sobre cada uma delas.

jornada de tráfego filtrada por rede social

Por falar em tráfego de referência, você pode descobrir as parcerias de maior sucesso do site de destino (atuais e do passado).

E agora você pode comparar as origens de tráfego de muitos concorrentes, detectando a Divisão de Tráfego por Grupo e a Proporção de tráfego para cada canal.

Alternando entre as abas você pode obter ideias para promoção nas mídias e implementação de estratégia digital.

Por exemplo, analisando os principais sites de referência — ou seja, parcerias de maior sucesso— do domínio de destino no presente e no passado, você pode optar por contatar essas plataformas ou sites similares, se for interessante para seu público.

5. Tráfego Mobile e Desktop

O uso da Internet móvel se tornou parte integrante da vida cotidiana da maioria das pessoas, permitindo que os consumidores acessem praticamente qualquer site enquanto estão em movimento.

Uma pesquisa de tendências de tráfego Desktop e Mobile conduzida pela Semrush e publicada em 2021 revelou a predominância do acesso por dispositivos móveis. 

screenshot trafego desktop e mobile

Por isso é tão importante saber quantas pessoas acessam um site por meio de dispositivos móveis.

O uso de dispositivos móveis varia muito de país para país, setor para setor. Para acompanhar tudo, oferecemos a oportunidade de alternar entre os relatórios de dados de tráfego de desktop e dispositivos móveis em diferentes abas de análise. 

A possibilidade de alternar entre os relatórios está disponível apenas para usuários pagos da extensão da ferramenta de Análise de Tráfego + Market Explorer.

Com essas informações você pode analisar o tráfego de dispositivos móveis e desktop de diferentes pontos de vista.

6. Dados históricos

O mercado digital está sempre mudando, e o que é verdade hoje pode ter sido muito diferente ontem. 
Os dados históricos de tráfego permitem tirar conclusões sobre as flutuações de oferta e demanda e os fatores que as causam. Você pode avaliar o estado dos negócios do seu concorrente ou possível parceiro e muito mais.

Os dados históricos (desde abril de 2016) estão disponíveis para usuários pagos da extensão da ferramenta de Análise de Tráfego + Market Explorer em todos os relatórios das ferramentas. A ferramenta inclui a discriminação por fontes de tráfego móvel a partir de abril de 2019.

Use dados históricos para avaliar o desempenho das campanhas de marketing digital em andamento e concluídas realizadas pela empresa analisada.

7. Análise comportamental regional

Compreender a participação regional de seu concorrente ou parceiro potencial e avaliar a concorrência no local alvo é quase impossível sem uma análise aprofundada do comportamento do visitante.

mapa de tráfego por geodistribuição

No relatório completo de geodistribuição você encontrará dados sobre o tráfego total do site de destino, dividido em desktop e dispositivos móveis, a contribuição de cada país para ele e as principais métricas de engajamento.

Você também pode filtrar os relatórios de Análise de Tráfego e Market Explorer por região geográfica para analisar as especificidades do mercado local.

segmentação de tráfego por país

8. Sites de Destino

Você até pode saber de onde vem o tráfego, mas para onde ele vai?

No relatório sites de destino você encontrará dados sobre os principais sites que os usuários visitaram por meio de links no site analisado.

relatório de sites de destino

Esses dados podem dizer muito sobre as preferências e atividades do público ou ajudar a identificar sites confiáveis para estabelecer futuras parcerias.

9. Subdomínios

Os mecanismos de pesquisa tratam os subdomínios como sites individuais e são geralmente usados ​​para aumentar o tráfego e fortalecer a autoridade do domínio principal. 

Além disso, grandes empresas internacionais geralmente lançam subdomínios separados para páginas de pagamento e idiomas dos países que estão cobrindo.

lista de subdominios

Portanto, saber quais subdomínios de um site de destino são responsáveis ​​por obter mais tráfego é a chave para entender os pontos fortes, pontos fracos, destaques e até mesmo o volume de vendas deste site.

Digamos que você esteja escolhendo um provedor de SaaS: basta olhar para o subdomínio do produto, usar os filtros e obter uma compreensão clara da popularidade do produto em diferentes países e em diferentes dispositivos.

10. Análise em lote

A cada ano que passa, o preço de um recurso aumenta constantemente: do tempo. Para ajudar você a economizar um pouco (mas não à custa da qualidade do seu desempenho) adicionamos mais um recurso à ferramenta de Análise de Tráfego da Semrush.

A aba análise em lote permite analisar até 200 sites em um clique.

Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar os domínios de seus possíveis clientes potenciais, leads, parceiros potenciais ou plataformas de mídia para obter as principais estatísticas de tráfego de toda a lista.

ferramenta de analise em lote

Com esses dados, você pode priorizar as empresas pesquisadas para maior alcance

Como usar análise de tráfego para tomar decisões estratégicas

Com o conjunto completo de relatórios de Análise de Tráfego e o Market Explorer, você pode responder muito mais perguntas do que apenas “De onde vem o tráfego do meu concorrente / parceiro potencial?” Aqui estão algumas das perguntas que nossas ferramentas podem responder: 

  • O site de destino tem um público responsivo?
  • Como eles reagem a várias campanhas de marketing?
  • Como é o seu público-alvo e quais são os interesses deles?
  • O comportamento do usuário muda dependendo da região / estação do ano?
  • Quais dispositivos as pessoas usam para acessar o site de destino?
  • Como está um negócio em comparação com os concorrentes a longo prazo?
  • Qual é a situação no mercado ou nicho alvo?
  • Seu parceiro ou mídia potencial obtém tráfego relevante suficiente?

Você também pode exportar todas essas informações em um arquivo .csv para trabalhar com outros dados em um formato da sua preferência.

Se interessou? Confira a ferramenta de Traffic Analytics e escolha o plano que melhor atende às suas necessidades!

Fonte

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas e insights sobre a tecnologia

Últimos Artigos

Descubra mais sobre RasDesenv

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading