As hashtags do YouTube são tags que podem ser adicionadas aos títulos e descrições dos vídeos, servindo para deixar claro o assunto ou a categoria do conteúdo. De acordo com o YouTube, as hashtags podem ajudar os usuários a encontrarem vídeos mais relevantes na plataforma.
As hashtags do YouTube funcionam da mesmo forma das outras redes sociais, como Twitter e Instagram. Quando um usuário clica em uma delas, ele é direcionado para outros vídeos que também usem essa mesma tag.
Elas são mostradas em dois lugares no YouTube.
Acima do título do vídeo:
Ou na descrição:
A grande questão é: as hashtags ajudam no SEO para YouTube?
De acordo com YouTube Creators Acaemy, sim.
Sendo assim, as hashtags podem ajudar a obter mais visualizações para o seu vídeo. E isso se dá de três maneiras:
Primeiro, elas podem trazer mais usuários para o seu vídeo a partir de outros conteúdos que usem a mesma marcação.
Por exemplo: digamos que você acabou de subir um vídeo sobre marketing e que você adicionou a hashtag #marketing.
Quando as pessoas clicam em outros vídeos com essa mesma hashtag, há uma chance de que elas cheguem ao seu conteúdo. Especialmente se for uma palavra-chave para a qual você classifica.
Além disso, muitos usuários fazem pesquisas no YouTube usando hashtags como palavras-chave. Então, quando você otimiza seu vídeo para uma determinada tag, você pode classificar para essas pesquisas.
Além disso, as hashtags ajudam o algoritmo do YouTube a entender melhor o conteúdo do seu vídeo.
Além do benefício para os seus esforços e SEO, as hashtags também são uma ótima maneira de reunir os vídeos do seu canal que não foram adicionados a uma playlist.
Dito isso, vale destacar que as marcações não vão trazer mais visualizações magicamente. Na verdade, o YouTube alerta que as hashtags não são uma garantia de sucesso.
Em outras palavras: elas têm o potencial para trazer mais visualizações, mas não são mais importantes que outros fatores de classificação no YouTube, como a retenção.
Existem duas maneiras para adicionar hashtags aos seus vídeos no YouTube.
Primeiro, como vimos, você pode adicionar hashtags à descrição.
Importante dizer que as primeiras três hashtags que você usar na sua descrição aparecerão acima do título do seu vídeo:
Você também pode adicionar hashtags ao próprio título:
E, como qualquer hashtag em qualquer rede social, elas são clicáveis— tanto na descrição quanto no título.
Algumas dicas práticas para encontrar ideais de hashtags:
Vídeos em alta: acesse a seção “Em Alta” no menu “Explorar” para ver que tipo de conteúdo está bombando.
A desvantagem é que a maioria dos vídeos nesta lista provavelmente não estão relacionados aos assuntos que você trata no seu canal.
Por isso, recomendamos verificar os vídeos em alta sobre os temas sobre os quais você fala. Para fazer isso, basta fazer uma busca e clicar em “Filtros”, no canto superior da página.
Para ver os vídeos mais novos e que estão em alta, na coluna “data de upload”, clique em para esta semana.
Isso trará apenas os vídeos que saíram na última semana.
Em seguida, basta buscar os conteúdos que têm mais visualizações. Se você encontrar algum vídeo relevante e relacionado aos assuntos que você trata no seu canal, adicione algumas das hashtags que ele utiliza.
Vídeos populares de concorrentes: é semelhante à estratégia anterior, mas em vez de procurar apenas os vídeos em alta, vamos identificar os mais populares de um determinado canal e “roubar” as hasgtags que são utilizadas.
Sugestão do YouTube: esta é uma ótima dica para encontrar assuntos e hashtags populares.
Basta digitar “#” na barra de pesquisa e o YouTube mostrará as hashtags mais populares naquele momento.
Uma desvantagem de usar hashtags no YouTube é que elas podem afastar os usuários do seu vídeo — e isso pode prejudicar sua métrica de retenção.
Por exemplo: digamos que você adicione três hashtags à descrição. Elas serão exibidas com destaque logo abaixo do vídeo.
E, ironicamente, isso pode estimular o usuário a clicar na hashtag, o que o levará para outros conteúdos de outros canais. No entanto, essa possibilidade não deve ser considerado um impeditivo: não deixe de usar hashtags!
Crie uma hashtag de marca
Uma maneira de driblar essa desvantagem é criar uma hashtag específica para sua marca.
Dessa forma, quando um usuário clicar nela, os resultados de pesquisa trarão apenas vídeos do seu canal ou relacionados è sua empresa.
Veja como #semrush traz resultados tanto o nosso próprio canal quanto de outros criadores que falam das nossas ferramentas:
- Não exagere: se você ultrapassar 15 hashtags em um único vídeo (o que e conhecido como “over-tagging”), o YouTube simplesmente ignora todas elas. Recomendamos utilizar três ou quatro por vídeo.
- Use hashtags relevantes: cada hashtag deve estar relacionada ao conteúdo do seu vídeo. Caso contrário, você pode violar a política de metadados enganosos do YouTube. Portanto, embora seja tentador usar uma hashtag em alta, lembre-se de que elas precisam estar ligadas ao assunto do seu vídeo.
- Ferramentas de hashtags: se você quiser obter mais ideias de hashtag, ferramentas como Hashtagsforlikes são uma boa ajuda. Basta digitar o assunto do seu vídeo e a ferramenta gerará uma lista de sugestões de hashtag:
Aprenda mais
Hashtags do YouTube – 5 melhores maneiras de usá-las: vídeo (em inglês) com dicas para ajudar você a aproveitar ao máximo o potencial das hashtags no YouTube.
Hashtags do YouTube para visualizações: vídeo curto (também em inglês) que traz uma abordagem baseada em dados para usar as tags do YouTube com foco em SEO.
Este artigo foi publicado originalmente no blog da Backlinko.