Dominando as redes sociais: o que e quando publicar no Instagram, Twitter e Facebook
Para ajudar você a deixar sua estratégia de redes sociais ainda mais afiada, a Semrush analisou por um ano o conteúdo publicado nos perfis de Instagram, Twitter e Facebook das maiores empresas de tecnologia.
Conforme o estudo:
- Os tipos de conteúdo que geram mais engajamento não são os mais postados pelas companhias de tech
- O tipo de conteúdo teve um impacto maior no engajamento do que a data ou horário de postagem
- O dia e horário mais populares foram durante a semana (terça a quinta-feira) entre 9h e 15h – ou seja, durante o horário comercial
- Quando analisados conjuntamente, o dia e horário de publicação não geraram um impacto significativo no engajamento
Para este estudo, focamos especificamente no conteúdo postado pelas contas oficiais de determinadas marcas ao longo de 2022. Assim, eventos mais recentes, como o lançamento da Threads, não foram incluídos no conjunto de dados. E, uma vez que focamos especificante em empresas de tecnologia, nossas descobertas podem não representar outros segmentos.
O que as marcas tech adoram postar – e o que seus públicos realmente querem
Segundo a análise da Semrush, o tipo de conteúdo teve um impacto significativo no engajamento gerado nos posts. Contudo, os tipos de publicação mais populares não estavam necessariamente alinhados ao que as empresas tech postam com mais frequência.
No Instagram, os álbuns tipo carrossel tiveram o maior índice de engajamento – possivelmente devido à origem da plataforma, que surgiu como uma rede social para o compartilhamento de imagens.
Apesar do bom desempenho, os carrosséis foram o tipo de publicação menos frequente, totalizando apenas 21,1% do conteúdo. Os vídeos foram os mais frequentes, com 41,7%, seguidos pelas imagens únicas (37,1%).
Os posts de foto geraram a maior taxa de engajamento tanto no Twitter quanto no Facebook, o que sugere que as audiências têm preferência pelo conteúdo visual, independentemente da plataforma.
Mas, em ambas as redes, os links foram o tipo de publicação mais frequente dentre as marcas de tecnologia, representando 45% de todos os tuítes e 57,5% de todos os posts de Facebook em 2022. Uma das possíveis razões para isso é o fato de as companhias poderem criar uma CTA (chamada para a ação) mais clara, atraindo e redirecionando o público-alvo para conteúdos externos.
Por isso, para ampliar seu impacto nas redes sociais, atente-se ao tipo de conteúdo ao qual sua audiência reage.
O horário de publicação tem pouco impacto no engajamento
De forma geral, os momentos mais populares para a publicação de conteúdo (com base no número de posts) foram durante o horário comercial, entre 9h e 15h, de terça a quinta-feira.
No entanto, a pesquisa da Semrush indica que o dia e o horário de publicação não geram um impacto estatisticamente significativo no engajamento.
Isso pode ocorrer devido à prevalência de algoritmos de ranqueamento e de recomendações de posts em todas as plataformas sociais. Ou seja: já que as publicações muitas vezes são mostradas de maneira não-cronológica, o horário do dia tem pouco impacto nas postagens.
Por isso, em vez de depender de tendências gerais para traçar a estratégia de seus perfis, use suas próprias análises para identificar o melhor dia e horário para sua empresa publicar conteúdo nas plataformas sociais.
Os melhores dados sobre redes sociais são os seus
É difícil não querer embarcar nas últimas tendências, principalmente do seu segmento, mas é importante lembrar que os públicos não são iguais. Isso significa que seus seguidores possuem horários e preferências de conteúdo únicos.
O kit de ferramentas de redes sociais da Semrush pode ajudar você a analisar, criar e agendar seu conteúdo e a gerar um grande impacto na sua audiência. Resumindo: confie nos dados específicos da sua marca, em vez de depender de tendências mais genéricas.